São Paulo-Ipiranga: Parque Independência é parcialmente fechado para obras do Bicentenário – 25 NEWS
quinta-feira, 25 abril, 2024

São Paulo-Ipiranga: Parque Independência é parcialmente fechado para obras do Bicentenário

Parque Independência é parcialmente fechado para obras do Bicentenário

Área verde será totalmente reaberta nas comemorações de 7 de setembro

Em 7 de setembro de 2022 será comemorado o Bicentenário da Independência do Brasil e por isso seguem a todo vapor as obras de revitalização no Parque Independência, no Ipiranga. Com canteiros isolados por conta de transplantes de árvores, manutenções no Monumento e seu entorno, restauração de postes e luminárias e serviços executados também na galeria pluvial, as próximas semanas terão um aumento no fluxo de caminhões, profissionais e equipamentos.

A fim de continuar atendendo bem o frequentador e modernizando o parque para a grande festa de setembro, estarão temporariamente fechadas as áreas do Monumento, Casa do Grito, Ladeira do Skate e do terreno destinado à ampliação. Seguem abertas a pista de cooper e as áreas de banheiros e de piquenique (atrás do Museu), pelos portões da Avenida Nazaré e da Rua Padre Marchetti.

Parque Independência

Espaço é um patrimônio nacional, onde o grito da independência do país foi proclamado por Dom Pedro I. Na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, em 1822, que ocorreu o famoso grito de independência do Brasil em relação a Portugal, por parte de Dom Pedro I. Desde então, a área passou a ter um valor simbólico especial.

O Parque Independência tem também um impressionante e belíssimo jardim francês, que liga o Monumento à Independência ao Museu do Ipiranga. Ele foi inaugurado em 1909, inspirado no Jardim de Versalhes, na França, em um perfil estilístico revivalista e traz elementos clássicos como chafariz, lago, fontes e estátuas. Como um parque municipal, foi implantado em 1989.

Mas não só de beleza e história que vive o Parque Independência. A área verde também é rica em sua fauna e flora. Foram identificadas 160 espécies arbóreas na região, metade natural da cidade de São Paulo e 39% tidas como exóticas. Destacam-se a araucária, o pau-ferro, a paineira, a árvore-da-borracha e o amendoim-acácia, usadas no trabalho de paisagismo.

A fauna do Parque Independência tem o registro de 94 espécies, sendo 73 de aves e quatro mamíferos. Há 14 espécies de borboletas também catalogadas. Entre os mamíferos, estão a preguiça-de-três-dedos, o gambá-de-orelha-preta e os saguis-de-tufo-branco e de-tufo-reto. O local é ótimo para avistar papagaios, periquitos, maracanãs e tuins, além de pica-paus e pássaros da família do bem-te-vi.

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones: 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Acervo de vídeos: https://shre.ink/YYP
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + 13 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist