Prefeitura SP. Projeto Ruas SP aprova mais de 110 bares e restaurantes em toda a cidade – 25 NEWS
terça-feira, 16 abril, 2024

Prefeitura SP. Projeto Ruas SP aprova mais de 110 bares e restaurantes em toda a cidade

leitura rápida

Projeto Ruas SP aprova mais de 110 bares e restaurantes em toda a cidade

Iniciativa contribui para a retomada econômica do setor ao permitir que estabelecimentos usem a faixa de estacionamento na rua para atendimento ao público

A cidade de São Paulo já autorizou 114 bares e restaurantes a participarem do Projeto Ruas SP. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), contribui para a retomada econômica do setor prejudicado pela pandemia, ao permitir que os estabelecimentos ampliem o atendimento ao público com a instalação de mesas e cadeiras em vagas de estacionamento regulamentado nas ruas. Todos os protocolos sanitários e regras para o uso do espaço público ao ar livre devem ser respeitados.

O Projeto Ruas SP foi ampliado em abril deste ano para toda a capital, após ser considerado positivo o projeto-piloto implantado na região central em 2020. O objetivo é oferecer auxílio ao setor de bares e restaurantes e reduzir os riscos de transmissão da Covid-19 durante a fase de retomada das atividades na cidade. Atualmente não há mais restrições nos horários de funcionamento dos estabelecimentos e a expectativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é de alta de 5% no faturamento neste segundo semestre em comparação ao mesmo período de 2019 (pré-pandemia).

 

apoio: Calábria Café. Da Itália para você.

___________________________________________________________________

____________________________________________

_____________________________

leitura completa

Projeto Ruas SP aprova mais de 110 bares e restaurantes em toda a cidade

Iniciativa contribui para a retomada econômica do setor ao permitir que estabelecimentos usem a faixa de estacionamento na rua para atendimento ao público

 

 

Desde os primeiros estabelecimentos aprovados em maio deste ano, o Projeto Ruas SP já chegou a dez subprefeituras da cidade: Freguesia/Brasilândia, Ipiranga, Lapa, Mooca, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santo Amaro, Sé, Vila Mariana e Vila Prudente. A localização de cada estabelecimento pode ser vista neste mapa digital.

Os bares e restaurantes receberam autorização (Termo de Permissão Eletrônica – TPE) da SMUL após apresentarem projetos de instalação do mobiliário para o atendimento ao ar livre. Como parte do Projeto, a Prefeitura criou um selo para ser fixado nos estabelecimentos. Clique aqui para acessá-lo.

A Prefeitura não cobra taxa pela adesão ao Projeto Ruas SP, porém, o custo para implantação do mobiliário é dos estabelecimentos. Para ajudar a viabilizá-lo, o Município autorizou a inserção de marcas e logotipos de patrocinadores em mesas, cadeiras e guarda-sóis, respeitando as regras da Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223/2006).

A fiscalização do uso dos espaços públicos é de responsabilidade das Subprefeituras. Porém, cabe a cada proprietário garantir o cumprimento das exigências de segurança sanitária e social. O abandono, a desistência ou o descumprimento das obrigações estabelecidas em decreto farão com que o responsável tenha que restaurar o logradouro público ao seu estado original.

Vias selecionadas

Os 114 estabelecimentos aprovados estão localizados em vias das 166 autorizadas até o momento a receber o Projeto Ruas SP por atenderem às exigências estabelecidas na legislação, como possuir faixa de rua destinada ao estacionamento de veículos para instalação de mesas e cadeiras, não ocupar faixas exclusivas de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas e não estar localizado em via de grande fluxo de veículos. A Prefeitura está definindo novas vias de forma progressiva, observando as condições sanitárias, técnicas e sociais existentes na cidade.

Participação

A Prefeitura elaborou um guia ilustrado que mostra, passo a passo, como solicitar autorização para instalar mesas e cadeiras para o atendimento ao público em vagas de estacionamento na rua. No material, o estabelecimento interessado encontrará o link de acesso para preencher sua manifestação de interesse e conferir a relação de documentos exigidos para pedir a licença de uso do espaço público. Caso a rua onde estiver situado o bar ou restaurante ainda não esteja contemplada pelo Ruas SP, o proprietário poderá indicá-la para análise da Prefeitura. A inscrição é totalmente online e gratuita.

Para saber mais sobre o Projeto, conferir as etapas necessárias para solicitar a adesão, consultar as vias aprovadas, conferir a legislação completa e muito mais, acesse o site da SMUL.

Fonte.Secom

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + nove =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist