Centro de SP Urgente: Polícia Militar prende 2 nigerianos com 45 celulares e R$ 6.000
Máfia dos Nigerianos atua na área central na receptação e venda de celulares para o exterior
28.06.2023
A Policia Militar do Estado de SP, através do 7º Batalhão, prendeu em flagrante dois nigerianos , dando a entender que pertenciam a máfia nigeriana , que atua ativamente no centro da cidade de São Paulo, principalmente no furto, roubo de celulares e tráfico de drogas e tráfico de pessoas.
Os criminosos estavam dentro de um taxi, quando foram abordados pelos policiais militares, na Pça da República.
Segundo informações o taxi havia saído da Rua Guaianazes com destino ignorado, e estava de passagem naquela via , quando policias militares desconfiaram dos passageiros e abordaram o veículo,
No interior do veículo , foram encontrados em posse dos nigerianos 54 celulares, sendo na maioria iphone, e a quantia de R$ 6.000,00 em espécie.
Diante do flagrante delito, os policiais militares se dirigiram ao 77 DP para a elaboração do B.O, e o encaminhamento dos criminosos para o ‘xadres’, até aguardarem a audiência de custódia e o encaminhamento para a penitenciária de Itaí. A unidade é batizada desde 2001 de “Cabo PM Marcelo Pires da Silva”, e a maioria de sua população carcerária é de nacionalidade nigeriana
A cadeia fica em Itaí, pequena cidade do interior de São Paulo, com 26 mil habitantes. A unidade recebe homens vindos de diferentes países da Europa, Ásia, África, América e Oceania, em um espaço de 13.549 metros quadrados com capacidade para 1.618 presos. São homens de 86 nacionalidades, 31 idiomas e crenças das mais variadas possíveis. Todos com algo em comum: a criminalidade. A maioria dos sentenciados é da Nigéria, e o tráfico internacional de drogas lidera o ‘ranking’ de crimes, com mais de 70% dos presos.
Veja no gráfico do estudo elaborado pelo CNJ, publicado em 2023, quanto custa cada preso para cada estado da federação.