Michelle Bolsonaro empata com Lula, e Tarcísio perde no confronto direto, diz Paraná Pesquisas
Levantamento nacional mostra que ex-primeira-dama tem força nas urnas e que o governador de SP ainda não empolga o eleitorado contra o presidente

Por Mário Marcovicchio
Centro de SP,23.04.25
Uma nova pesquisa eleitoral divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (22) agitou os bastidores da política nacional. O levantamento mostra que Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, está tecnicamente empatada com o presidente Lula (PT) em um possível segundo turno das eleições presidenciais de 2026.
Enquanto isso, Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo e nome considerado forte da direita, aparece atrás de Lula em um cenário direto, mostrando que ainda não conquistou o eleitorado em nível nacional.
Entenda os dados
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 19 de abril, com 2.020 entrevistas presenciais em 160 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Repercussão política
A pesquisa caiu como uma bomba nos grupos políticos. Para aliados de Michelle Bolsonaro, o resultado confirma que ela tem “peso eleitoral próprio” e pode herdar com força o capital político do marido, Jair Bolsonaro.
Já no entorno de Tarcísio, o resultado foi visto com cautela. Apesar de ainda ter tempo para crescer até 2026, a pesquisa acende um alerta sobre sua visibilidade nacional e seu potencial de empolgar eleitores fora de São Paulo.
No lado do governo, petistas avaliam que o empate técnico com Michelle mostra que Lula ainda tem base sólida, mas que o cenário eleitoral será desafiador, especialmente se a oposição souber se reorganizar até 2026.
O que dizem os analistas
Cientistas políticos ouvidos por veículos de imprensa ressaltam que a pesquisa mostra uma fragmentação no campo da direita:
“Sem Bolsonaro, o bolsonarismo ainda está em busca de um nome com carisma nacional. Michelle surge como uma possibilidade real, enquanto Tarcísio ainda precisa se provar”, disse um analista.
Outro ponto é que a popularidade de Lula ainda garante competitividade, mas a rejeição elevada e a disputa pelo eleitor de centro podem definir a eleição.
E agora?
Com mais de um ano e meio até o início oficial da campanha, os números ainda podem mudar muito. Mas o recado da pesquisa Paraná é claro:
Michelle Bolsonaro entrou de vez no radar da sucessão presidencial — e Tarcísio precisa correr para não perder espaço.
Michelle empata com Lula, e Tarcísio perde no confronto direto, diz Paraná Pesquisas
Levantamento nacional mostra que ex-primeira-dama tem força nas urnas e que o governador de SP ainda não empolga o eleitorado contra o presidente
A onda agora é Michele Bolsonaro, se aproveitar será sua vez! No palco da Pauilista, ao lado de seu marido, na manifestação a favor da anistia, Michele deu um show com o microfone na mão e Deus no coração.
























































