Centro Histórico da Cidade de São Paulo, 12 de outubro de 2026.
Quando a omissão oficial tenta sufocar a dignidade da comunidade, é das mãos calejadas de mães de família e trabalhadoras comunitárias que brota a mais inspiradora lição de cidadania e resistência de São Paulo.
Nesta semana, uma iniciativa pioneira instalada no extremo leste da capital ganhou novos holofotes ao comprovar que a terra esquecida pode alimentar lares e emancipar vidas. No bairro de União de Vila Nova, uma área historicamente castigada pelo descarte desordenado de resíduos sólidos e pela carência de áreas verdes foi totalmente regenerada por um coletivo de agricultoras urbanas.
O que antes era um depósito clandestino de restos de construção e lixo doméstico deu lugar ao Viveiro Escola da Associação Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana), um oásis agroecológico que hoje produz mais de 300 espécies de plantas orgânicas, gera trabalho direto para moradoras locais e distribui comida saudável para o povo da região.
A ENGRENAGEM DA TRANSFORMAÇÃO: A história da horta comunitária é um testemunho de obstinação contra a descrença inicial. Quando as fundadoras pisaram no terreno pela primeira vez, a paisagem era de desolação absoluta: toneladas de cascalho, terra compactada, plásticos e vigas de alvenaria empilhavam-se a ponto de atingir a altura da estrutura de cobertura que seria montada.
Foram mais de seis anos de experimentos, trabalho braçal exaustivo e aperfeiçoamento prático até que o subsolo sufocado se transformasse novamente em terra fértil. Sob a liderança da agricultora pernambucana Vilma Martins, presidente da associação, o grupo recorreu aos princípios da permacultura para curar o ecossistema local:
- Bioengenharia e Solo: Remoção manual de detritos, cobertura de matéria seca e rotação intensiva de culturas para reestruturar a microbiota da terra;
- Compostagem Integral: Todo o resíduo orgânico de podas e restos de cozinha é transformado em adubo biológico de alta qualidade e biofertilizante líquido;
- Manejo Hídrico: Implantação de sistemas de captação de água de chuva para garantir a irrigação dos canteiros sem onerar a rede pública de abastecimento.
O resultado do esforço coletivo é a consolidação de uma estufa produtiva e de dezenas de canteiros a céu aberto que hoje abrigam desde verduras tradicionais até Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), como taioba e peixinho-da-horta, além de ervas medicinais e frutas nativas.
VOZES, ALIMENTAÇÃO E RENDA: Para as mulheres que integram o projeto, o impacto da enxada e da semente vai muito além da produção vegetal: trata-se de um divisor de águas socioeconômico e psicológico. É o caso de Kelly Cristina, de 45 anos, que ingressou no grupo ao deixar o trabalho como babá e cuidadora de idosos para cuidar da filha pequena durante o período de isolamento. Começando com o manejo de mudas duas vezes por semana enquanto a criança brincava ao lado dos
canteiros, Kelly especializou-se no ofício, aprendeu técnicas de gastronomia e hoje atua na linha de frente da cozinha da associação, no atendimento a visitas escolares e na gestão dos canais de venda e comunicação.
A experiência das Mulheres do GAU rompeu os limites do bairro ao estruturar um ecossistema econômico sustentável. Além da comercialização direta de hortaliças e temperos frescos nas feiras comunitárias, o coletivo criou o serviço de catering “Da Horta pra Mesa”, fornecendo refeições saudáveis, coquetéis artesanais e quitutes agroecológicos para eventos corporativos e encontros acadêmicos.
Para especialistas em saúde coletiva e assistência social, o espaço funciona como um centro vivo de acolhimento emocional na periferia, servindo de refúgio e rede de suporte mútuo contra a depressão e a violência doméstica. “Alimento orgânico não pode ser mercadoria de luxo em prateleira de bairro nobre; comer com saúde é direito sagrado de quem mora na favela”, resume a agricultora Joelma dos Santos, destacando a função pedagógica do espaço, que recebe rotineiramente centenas de estudantes de escolas municipais para aulas práticas de educação ambiental.
DADOS DA INICIATIVA:
Iniciativa: Associação Mulheres do GAU (Grupo de Agricultura Urbana) / Projeto Viveiro Escola.
Localização: Bairro de União de Vila Nova, São Miguel Paulista, Extremo Leste da capital paulista.
Liderança Comunitária: Vilma Martins (Presidente) e coletivo de agricultoras periféricas.
Área Cultivada: Terreno público anteriormente degradado por descarte de entulho e lixo urbano, totalmente recuperado por manejo agroecológico.
Biodiversidade: Mais de 300 espécies catalogadas, incluindo hortaliças tradicionais, ervas medicinais e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).
Técnicas Sustentáveis: Permacultura, compostagem orgânica com produção de biofertilizantes e sistema autônomo de captação de água da chuva.
Frentes de Renda: Comercialização de cestas agroecológicas, venda de mudas e adubo, palestras e serviços de alimentação e catering institucional (“Da Horta pra Mesa”).
Impacto Social: Soberania alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade, capacitação técnica de mulheres periféricas e redução do estresse urbano e isolamento comunitário.
O RIGOR DA TERRA: Enquanto prefeituras e secretarias gastam milhões de reais em contratos milionários de limpeza que apenas empurram o lixo de uma esquina para outra, o exemplo das mulheres de União de Vila Nova mostra onde reside a verdadeira inteligência pública. Elas não esperaram discursos eleitoreiros de gabinete: colocaram o pé no barro, tiraram o entulho com as próprias mãos e devolveram vida, comida e dignidade a um chão condenado pelo poder público.
A produção de comida orgânica e a recuperação de áreas degradadas não podem depender exclusivamente da bravura isolada dessas pioneiras. A Prefeitura de São Paulo e os órgãos de habitação e meio ambiente têm o dever urgente de criar políticas públicas perenes que financiem, desburocratizem e multipliquem as hortas urbanas por todas as periferias da cidade. Ocupar terrenos ociosos com alface, taioba e educação é a forma mais eficaz e humana de combater a violência, derrubar o custo dos alimentos e garantir que a mesa do trabalhador seja farta e saudável.
AGORA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
Você acredita que a Prefeitura de São Paulo deveria conceder terrenos públicos ociosos e financiar diretamente hortas comunitárias geridas por mulheres nas periferias, ou as administrações públicas preferem ignorar essas soluções populares para continuar gastando fortunas com contratos tradicionais de limpeza?
Acesse nossas redes
Site: jornal25news.com.br
YouTube: 25News-Brazil
Facebook | Instagram | X
Jornal25News – Independente (igual a você)
A voz que não se cala. A notícia que não se vende.
Jornalismo com Responsabilidade Social.






















































