Metrô instala câmeras de reconhecimento facial nas estações.
A Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo ganhou ontem (21.11)um novo sistema de monitoramento por reconhecimento facial .
O Metrô fez parceria com a Polícia Militar para empregar agentes nas estações e instalou detectores de metal em algumas portas.
A instalação de câmeras, feita em cooperação com a Prefeitura da capital, reforça as medidas, embora as práticas de reconhecimento facial recebam críticas por violação de direitos individuais.
As câmeras inteligentes, terao reconhecimento facial, além de tantas outras funcionalidades, o que vai ser usado para a segurança do Metrô e identificação de pessoas desaparecidas.
As 18 estações da Linha 3-Vermelha e os Pátios Itaquera e Belém têm 1.381 câmeras que agora estão integradas a um sistema único para o uso dos recursos de inteligência artificial.
O investimento foi da monta de mais de R$ 58 milhões para a iniciativa. O novo circuito interno contará com 5 mil câmeras digitais espalhadas pelas estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
São 2,6 mil novas câmeras em processo de instalação, segundo o governo. Na linha 2Verde, a instalação começou neste mês nas Estações Alto do Ipiranga, Sumaré e Vila Madalena, com previsão de conclusão no ramal para outubro de 2023.
Na Linha 1-Azul, a instalação será feita entre março do próximo ano e abril de 2024. Para a Linha 15-Prata, não foi divulgada estimativa.