Dispersão de dependentes de álcool e outras drogas da Praça Princesa Isabel faz aumentar procura por tratamento no SIAT – 25 NEWS
sexta-feira, 19 abril, 2024

Dispersão de dependentes de álcool e outras drogas da Praça Princesa Isabel faz aumentar procura por tratamento no SIAT

Foi registrado número seis vezes maior de encaminhamentos para o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) entre os meses de janeiro e maio

Dispersão de dependentes de álcool e outras drogas da Praça Princesa Isabel faz aumentar procura por tratamento no SIAT

Foi registrado número seis vezes maior de encaminhamentos para o Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) entre os meses de janeiro e maio

A Prefeitura de São Paulo tem registrado aumento na busca para tratamento de saúde por dependentes químicos em situação de vulnerabilidade, devido às ações de dispersão. A mais recente aconteceu em maio, com a desocupação da Praça Princesa Isabel. A primeira ocorreu em março, na Praça do Cachimbo, esquina da Rua Helvetia com Alameda Cleveland, nos Campos Elíseos.

De acordo com o secretário executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, somente em maio o encaminhamento de usuários para atendimento no SIAT II aumentou 25%.

“Foram 133 encaminhamentos em abril e 166 em maio”, enfatiza Vargas. “Entre janeiro e maio, temos um aumento de mais de seis vezes, segundo informações da equipe de abordagem da Secretaria da Saúde que em janeiro encaminhou 27 pessoas e em maio, 166 usuários dependentes de álcool e outras drogas”, explicou o secretário.

Atendimentos

O número de pessoas atendidas no CAPS IV, localizado na Praça Princesa Isabel, aumentou 34,7% do primeiro para o quinto mês deste ano. Foram 453 pacientes em janeiro e 610, em maio. De abril a maio, o aumento foi de 5,2% – de 580 em abril para 610 em maio. Em abril foram realizados 28 atendimentos de saúde bucal e, em maio, 33.

O SIAT Emergencial, na Rua Helvetia, localizado na área do 77º DP, começou suas atividades também em maio. Entre os dias iniciais de funcionamento, de 17 a 31, foram registrados na nova unidade 4.558 abordagens; 857 atendimentos de saúde; 64 encaminhamentos para CAPS IV e 39 encaminhamentos para o SIAT II. Também foram efetuados 51 exames de espirometria; 23 encaminhamentos para rede da saúde e 8.594 ações de baixas temperaturas, que compreendem a distribuição de cobertores, água e mantas aluminizadas.

Internação involuntária

A legislação federal prevê, desde 2019, a internação voluntária, quando a ação parte do próprio usuário e, também, a possibilidade de internação involuntária, quando familiares ou representantes legais desses cidadãos procuram o Estado para solicitar tratamento. No período compreendido entre abril e maio, 22 famílias pediram para realizar internações involuntárias.

Programa Redenção

Programa Redenção promove ações integradas de saúde, assistência social, trabalho e direitos humanos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Conta com 591 vagas para tratamento, sendo:

• SIAT II – 400 vagas, sendo 200 no SIAT II Armênia e 200 no SIAT II Glicério.
• SIAT III – 171 vagas, sendo SIAT III Brasilândia – 55 vagas, SIAT III Heliópolis – 56 vagas, SIAT III Ermelino Matarazzo – 60 vagas.
• CAPS IV – 20 leitos

Comunidades terapêuticas

A Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, da Secretaria de Governo Municipal (SGM), e o Governo do Estado, por intermédio da Coordenadoria Estadual da Política sobre Drogas – COED, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS, têm convênio para a disponibilização de vagas em Comunidades Terapêuticas a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. São 1.377 vagas em 67 unidades.

Fonte:Secom

 

 

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × 1 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist