Copa Brasil: Corinthians perde, Palmeiras e São Paulo vencem, e Santos só empata
18.05.2023
COPA DO BRASIL
Corinthians é derrotado pelo Atlético-MG no jogo de ida das oitavas
Fora de casa, o Corinthians não suportou a pressão e acabou derrotado pelo Atlético Mineiro por 2 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O time paulista segurou o empate na primeira etapa, porém Paulinho, duas vezes, decretou a vitória mineira na noite desta quarta-feira.
Em desvantagem, o Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis e de três, ou mais, para classificar-se direto às quartas de finais. O jogo de volta está marcado para o dia 31 de maio, na Arena Neo Química, às 21h30, em São Paulo.
Como era de se esperar, o Atlético-MG foi para cima do Corinthians. Povoando o ataque, o time mineiro pressionou a equipe paulista no campo de defesa, mas pouco fez Cássio trabalhar. Sem se intimidar, o Corinthians suportou bem a pressão do time mandante e se aventurou em contra-ataques, quase surpreendendo o rival. Como na chegada de Wesley, que teve seu cruzamento cortado.
Os donos da casa tinham mais posse e trocavam passes, rondando a área do Corinthians, a alternativa foi em chute de longa distância de Hyoran, que passou próximo ao travessão. Na reta final, o Atlético-MG tentou outro abafa, porém pecava nas tomadas de decisões, ficando fácil para o time paulista afastar o perigo, que se portou bem defensivamente nos primeiros 45 minutos.
Na segunda etapa, o Corinthians começou mais solto. Conseguindo escapar da pressão do Atlético-MG, Fausto Vera teve a chance de abrir o placar, mas mandou a bola por cima do gol. Após o lance, só deu Atlético. Hulk, de falta, quase surpreendeu Cássio. Depois Hyoran buscou o canto e o arqueiro corintiano mandou para escanteio. Acuado, o Corinthians não suportou a pressão e Paulinho abriu o placar para o time mineiro.
Aproveitando cruzamento rasteiro, o atacante apareceu nas costas de Fagner para empurrar para as redes, aos 20 minutos. À frente do placar, o Atlético-MG diminuiu a intensidade, mas seguia pressionando. Paulinho cabeceou livre na área e Cássio operou um milagre. Pouco tempo depois, o goleiro não evitou o segundo gol do atacante. Novamente nas costas de Fagner, Hulk ajeitou de cabeça e Paulinho só completou para o gol, aos 33.
Na reta final, o Atlético-MG tirou o pé. Confortável em campo, o time mineiro trocou passes até o apito final.
Palmeiras
O Palmeiras colocou um pé nas quartas de final da Copa do Brasil ao derrotar o Fortaleza por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Allianz Parque. Os gols foram marcados por Raphael Veiga, Bruno Tabata e Richard Rios.
O duelo de volta será na quarta-feira (31), às 19h, na Arena Castelão. O Palmeiras poderá perder por até dois gols de diferença para carimbar a classificação.
Embalado por seus torcedores, o Palmeiras pressionou o Fortaleza logo de cara e teve um pênalti marcado em cima do atacante Rony. Aos dez minutos, Raphael Veiga foi para a cobrança e chutou no meio para fazer 1 a 0.
Aos 17 minutos, o Palmeiras ampliou. Após cobrança de escanteio de Raphael Veiga, Gustavo Gómez cabeceou para a defesa de João Ricardo. A bola, no entanto, voltou para Bruno Tabata, que só empurrou.
O Palmeiras continuou tendo o controle de bola até o fim, e só foi ameaçado no segundo tempo. Tinga avançou pela direita e cruzou. Weverton se esticou todo para afastar. Titi também tentou, na sequência, mas sem sucesso.
O time paulista aproveitou a vantagem para testar alguns jogadores e voltou a jogar uma bola na trave em uma cabeçada de Raphael Veiga.
O Palmeiras foi crescendo e marcou o terceiro aos 43 minutos. Bruno Lopes cruzou para Richard Ríos. O volante deu um drible desconcertante em dois marcadores e tocou para o fundo das redes.
O Fortaleza até assustou no fim com Moisés, mas não impediu a grande vitória do Palmeiras nesta quarta-feira.
COPA DO BRASIL
São Paulo vence o Sport e abre vantagem na Copa do Brasil
O São Paulo abriu boa vantagem no duelo contra o Sport pelas oitavas da Copa do Brasil. Pelo jogo de ida, na Ilha do Retiro, o time paulista superou o pernambucano por 2 a 0, na noite desta quarta-feira. Com um a mais, Luciano e Marcos Paulo saíram do banco de reservas e decretaram a vitória do São Paulo, na segunda etapa.
Com a vantagem de dois gols, o São Paulo pode até perder o jogo de volta por um gol de diferença que mesmo assim avança para as quartas. O segundo jogo está marcado para o dia 1º de junho, às 19h30, no Morumbi. Em caso de vitória do Sport por dois gols de diferença, a decisão irá para os pênaltis.
O São Paulo começou melhor a partida na Ilha do Retiro. O time paulista trocava passes para achar espaço na defesa do Sport, e empurrou os donos da casa no campo de defesa. O time tinha a posse da bola e presença ofensiva, mas não traduzia em gol, parando na defesa pernambucana. Os donos da casa chegaram com perigo em uma cabeçada de Vagner Love, defendida por Rafael.
O jogo seguiu movimentado boa parte do jogo. Vagner Love tirou três defensores do São Paulo, arriscou de fora da área e novamente Rafael evitou o gol do artilheiro. As finalizações de longa distância seguiu sendo a estratégia do São Paulo para furar a defesa do Sport. Na reta final, Michel Araújo arriscou da meia lua e Renan defendeu. Apesar do bom volume, a primeira etapa terminou empatada, sem gols.
O ritmo se manteve no segundo tempo. O São Paulo iniciou pressionando o Sport no campo de defesa. E novamente a alternativa foi o chute de fora da área, com Nestor, defendido por Renan. Pouco tempo depois, os donos da casas viriam a perder Fabinho. O volante fez falta dura Michel Araújo e acabou sendo expulso, aos 19 minutos. Em vantagem numérica, Dorival Júnior fez uma alteração tripla, promovendo as entradas de Luciano, Gabriel Neves e Marcos Paulo.
A mudança surtiu efeito logo de cara. A defesa do Sport saiu errada, deixando o São Paulo com espaço para o contra-ataque. Em velocidade, Luciano recebeu e tirou de Renan para abrir o placar, aos 25 minutos do segundo tempo.
Com um mais e na frente do placar, o São Paulo abaixou o ritmo. Trocando passes, o time encontrava o espaço, porém já não havia a mesma pressa de antes. Marcos Paulo, passou pela defesa e Sabino tirou o gol em cima da linha. No lance seguinte, enfim aumentou a vantagem paulista. Calleri cruzou, a defesa do Sport bateu cabeça, e Marcos Paulo completou para as redes, aos 43 minutos, sacramentando a vitória do São Paulo na Ilha do Retiro.
Santos Empata
Deu empate no primeiro duelo das oitavas de final da Copa do Brasil entre Santos e Bahia. Na Vila Belmiro, os times não tiraram o zero do placar na noite desta quarta-feira, na Baixada Santista. Sem vantagem, quem vencer na volta, garante o passaporte para as quartas de finais.
O segundo jogo está marcado para o dia 31 de maio, às 19h, na Arena Fonte Nova. Caso o empate persista, a decisão irá para os pênaltis.
A primeira etapa começou morna na Vila Belmiro. As duas equipes passaram os primeiros minutos se estudando bastante e pouco criaram. Mesmo visitante, foi o Bahia quem deu as caras primeiro, aos 15 minutos. Biel fez linda jogada e obrigou João Paulo a fazer grande defesa. Pouco tempo depois David Duarte recebeu dentro da área e João Paulo operou um milagre.
Aos poucos, o Santos foi crescendo no confronto. O garoto Deivid Washington chegou a balançar as redes para os donos da casa, porém, foi anulado por impedimento. Na reta final quem garantiu o empate foi o goleiro João Paulo, que saiu como grande destaque da primeira etapa. Cauly arriscou de fora da área e o arqueiro santista voou para evitar que a bola entrasse no ângulo. Uma linda defesa.
O segundo tempo começou com domínio do Santos. Com a posse de bola, não deixava o Bahia trabalhar e logo já interceptava as jogadas ofensivas dos visitantes, que assustou apenas em um chute cruzado de Biel. Apesar do controle, o Santos não incomodava o gol de Marcos Felipe.
Aos 20 minutos, um lance inusitado. O juiz Sávio Pereira Sampaio teve que paralisar a partida, pois estava com um corte no supercílio. O árbitro acabou se chocando com o volante Resende, do Bahia. Sávio foi prontamente atendido, colocou a famosa touca de natação, e seguiu comandando a partida.
Após a paralisação, o jogo caiu de rendimento. Sem muito brilho, ambas as equipes esbarraram na falta de criatividade e nos erros de passes. O time paulista até tentou em alguns lances de profundidade e jogadas aéreas, sem sucesso. Nos acréscimos, por pouco Bruno Mezenga não marca, ao cabecear e ver Marcos Felipe fazer uma grande defesa. Decretando o empate na Vila Belmiro.
No fim de semana, os times viram a chave para o Campeonato Brasileiro. O Santos tem pela frente o clássico contra o Palmeiras, no sábado, às 21h, na Vila Belmiro. Enquanto o Bahia, também no sábado, recebe o Goiás, às 16h, na Arena Fonte Nova. Ambos pela sétima rodada da Série A.
A