Prefeitura lança licitação para reformar a esquina mais famosa da cidade: o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João – 25 NEWS
segunda-feira, 17 junho, 2024

Prefeitura lança licitação para reformar a esquina mais famosa da cidade: o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João

Objetivo é resgatar o cartão-postal do centro histórico da cidade com novas calçadas e sinalização de estilo retrô; abertura dos envelopes com as propostas comerciais ocorre em 20 de dezembro

Prefeitura lança licitação para reformar a esquina mais famosa da cidade: o cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João

Objetivo é resgatar o cartão-postal do centro histórico da cidade com novas calçadas e sinalização de estilo retrô; abertura dos envelopes com as propostas comerciais ocorre em 20 de dezembro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP-Urbanismo, lançou, neste sábado (27), licitação pública para a requalificação e valorização da esquina das Avenidas Ipiranga e São João, na região central da cidade. O objetivo é torná-la um novo ponto de visitação para moradores e turistas, resgatando a vocação do centro histórico. Reforma de calçadas e travessias de pedestres, revestimento das fachadas de prédios que remetam a uma São Paulo antiga, iluminação especial nas paredes externas de edifícios históricos e sinalização em estilo retrô são algumas das ações previstas. Confira a publicação do Edital no Diário Oficial.

Para a requalificação da chamada Esquina Histórica, a SP-Urbanismo, empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), desenvolveu uma proposta (que serve como referência para o Edital de Licitação) com o objetivo de qualificar a ocupação dos espaços públicos, fomentar o turismo e destacar o patrimônio histórico, cultural e artístico existente na região.

As intervenções estão divididas em duas áreas: Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e a região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias, dos Timbiras e Avenida São João.

Para a região da Avenida Ipiranga, o projeto prevê a reforma de calçadas, alargamento das vias e renovação dos pisos com acessibilidade e cores diferenciadas. Para garantir maior segurança aos pedestres, haverá a implantação de faixa em formato de “x” (diagonal) para tornar mais rápida e segura a travessia. Os postes de iluminação, semáforos e placas de identificação de rua serão substituídos por modelos no estilo retrô inspirados numa São Paulo antiga. Por fim, os edifícios vão ganhar iluminação cênica.

O projeto propõe ainda para o local a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da história da esquina mais famosa da cidade . São eles: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais conhecidos como fotógrafo de lambe-lambe e tocador de realejo. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET).

Já para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, a ideia é requalificá-la por meio da ampliação das calçadas, redução das travessias e revitalização dos postes de iluminação existentes e ampliação de novos pontos de luz para pedestres.

A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e implantação de novas árvores estão previstas para as duas áreas alvos do projeto.

Edital de Licitação

As empresas interessadas em participar da licitação pública para a requalificação urbana da Esquina Histórica deverão apresentar suas propostas comerciais em 20 de dezembro, entre 9h e 10h, no 15º andar do Edifício Martinelli. O endereço é Rua São Bento, nº 405, Centro – São Paulo.

A abertura dos envelopes ocorrerá a partir das 10h30. Será selecionada a empresa que oferecer o menor preço para a execução dos projetos e intervenções previstas.

O valor estimado da contratação é de R$ 5.086.704,85, e o prazo para execução é de 180 dias.
Clique aqui para conferir o Edital na íntegra

Ruas Temáticas

A requalificação urbanística da Esquina Histórica está inserida num plano mais amplo de requalificação do centro que prevê a implementação de ruas temáticas na cidade. Adensar e qualificar espaços públicos na região central, gerando mais oportunidades econômicas e sociais, são diretrizes da gestão.

No mês de agosto, a Prefeitura assinou um Termo de Cooperação com a Federação de Varejistas e Atacadistas do Brás (Fevabras) para a implantação do Boulevard Brás. O projeto de intervenção urbanística, que será 100% custeado pela Fevabras com um investimento de cerca de R$ 15 milhões, consiste em transformar a Rua Tiers num calçadão exclusivo para pedestres com novo calçamento, paisagismo e aterramento da fiação pública.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 1 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist