Dia da Imigração Italiana no Brasil-1874-2023. São 149 anos de história do povo Italiano no Brasil
Imigrantes e descendentes Italianos, construtores de um país chamado pátria amada-Brasil.
21.02.2023
Da redação do 25News no Centro histórico da Cidade de São Paulo

O Brasil comemora, hoje ( 21), nesta terça-feira de carnaval no Brasil o Dia do Imigrante Italiano, instituído em 2008 para homenagear o maior movimento migratório internacional da história do país.
A data escolhida lembra a chegada em Vitória (ES) do navio La Sofia, em 21 de fevereiro de 1874, dia que ficou marcado simbolicamente como o início do processo de migração em massa de italianos para o Brasil.
Segundo o projeto de lei que instituiu a comemoração, de autoria do ex-senador capixaba Gerson Camata (1941-2018), o objetivo é “prestar a devida homenagem ao imigrante italiano, que, vindo de terras tão distantes, aqui se instalou e se fez gente nossa”.
Mário Marcovicchio, Advogado, Presidente do Conseg25 de Março e Sé, é um dos descendentes dos milhares de italianos vindo ao Brasil, disse: ” Meu pai Antonio Marcovicchio chegou ao Brasil pelo porto de Santos em 1954. Minha mãe, também italiana chegou em 1955. Eles haviam casado na Italia, na cidade de Spezzano Albanese, região de Cosenza- Calábria. Tiveram quatro filhos: Francisco(falecido),Mário, Antonio e Liliana. Minha mãe falava que infelizmente na Itália pós-guerra a situação era de pobreza e muita dificuldade, e o jovens não vislumbravam um horizonte, sendo a imigração uma grande oportunidade na vida deles, mesmo desconhecendo o Brasil”.
A importância do dia 21 de Fevereiro para a Imigração Italiana no Brasil.
O dia 21 de fevereiro de 1874 representa uma data história para o início da história da imigração italiana no Brasil.
Esta data marca a chegada dos primeiros imigrantes italianos, trazidos pela Expedição de Pietro Tabacchi.

Ao todo, 386 imigrantes trentinos e vênetos partiram do porto de Gênova, a bordo do navio a vela de bandeira francesa chamado La Sofia, no dia 03 de janeiro de 1874.
Após 49 dias, no dia 21 de fevereiro, desembarcaram no Espírito Santo.
Este evento dá início ao processo de migração em massa dos italianos para o Brasil.
Como homenagem ao povo italiano que veio para o Brasil e fez parte da construção da nossa história, em 2 de junho de 2008, o vice presidente José de Alencar instituiu o dia 21 de Fevereiro como Dia Nacional do Imigrante Italiano.
.
História
Com a seguinte frase em cartazes e propagandas, os italianos eram convidados pelo governo a começar uma nova vida com suas famílias no Brasil:
“Venite a construire i vostri sogni con la famiglia.
Un paese di opportunità. Clima tropicale vito in abbondanza. Ricchezze minerali. In Brasile putete avere il vostro castello. Il governo dá terre ed utensili a tutti.”
.

Venham construir os seus sonhos com a família.
Um país de oportunidade. Clima tropical e abundância, Riquezas minerais. No Brasil vocês poderão ter o seu castelo. O governo dá terra e utensílios a todos.
.

Em meados do século XIX e XX, a imigração dos italianos foi altamente incentivada pelo governo brasileiro.
O Brasil precisava recompor a sua mão de obra agrícola, após a abolição da escravatura.
Já a Itália, com a forte recessão instalada no país, fez com que centenas de famílias vissem no Brasil a oportunidade de se recomporem financeiramente.
As regiões sudeste e sul foram os principais destinos dos imigrantes italianos.
Em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, a produção de café estava em plena expansão e era a principal atividade econômica do país.
Já no sul do país, os italianos trabalhavam na produção de uva e vinho. Inclusive, a cultura de uva no sul foi introduzida pelos italianos que trouxeram o conhecimento do cultivo de sua terra natal.
.
Influência em nossa cultura

Segundo a Fondazione Migrantes, que organiza o Rapporto Italiani nel Mondo, estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros são descentes de italianos.
Hoje, o Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos do mundo.
Não é de se surpreender que muito dos hábitos da cultura italiana podem ser encontrados em nosso dia a dia.
Das principais influências da cultura italiana no Brasil, destacam-se:
- A gastronomia, onde diversos pratos foram incorporados na comida brasileira, como o hábito de comer panetone (de origem milanesa) no Natal, comer pizza e massas frequentemente e a popular polenta frita.
- Já na agricultura, diversas técnicas agrícolas foram introduzidas por influência dos italianos em Minas, São Paulo e no Sul.
- Também podemos citar uma forte influência no catolicismo de algumas regiões do Brasil, com a introdução de elementos tipicamente italianos.
- Além é claro de influenciar no próprio modo de viver em família, sempre com muita alegria e disposição.
.
Curiosidades
Para finalizar, algumas curiosidades interessantes:
- O catupiry é um queijo brasileiro desenvolvido pelo imigrante italiano Mario Silvestrini em 1911.
- Criada por imigrantes italianos, a linguiça calabresa não tem similar na Itália. Ela recebeu o nome da pimenta usada na sua composição. Inclusive, linguiça na Itália é chamada de salsiccia.
- A criação do time Palestra Itália em 1914 teve o intuito de aproximar e unificar os imigrantes italianos que viviam na cidade de São Paulo.

Devido a segunda guerra mundial, o time foi forçado a mudar o seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras sob pena do clube perder todo o seu patrimônio físico.
Quando o Brasil declarou guerra ao Eixo (na Segunda Guerra Mundial), o governo de Getúlio Vargas proibiu e determinou as mudanças de nomes que fizessem menção direta ou indireta à Itália, à Alemanha e ao Japão.
Além do Palmeiras, o time mineiro Cruzeiro também foi fundado por imigrantes italianos. Inclusive antes da segunda guerra, também se chamava Palestra Itália, tendo que mudar de nome pelo mesmo motivo.
.
Dia do imigrante italiano
O dia de hoje não representa apenas um marco na história Brasil – Itália, mas muito além disso, representa a construção da nossa história com influências diretas em nossa cultura atual.
E para finalizar com chave de ouro, quero deixar a canção “Merica Merica”, que ilustra parte da história da imigração italiana rumo às Américas…
























































