Projeto Ruas SP: 28 estabelecimentos aprovados – 25 NEWS
sexta-feira, 19 abril, 2024

Projeto Ruas SP: 28 estabelecimentos aprovados

Iniciativa permite que bares e restaurantes usem a faixa de estacionamento na rua para atendimento ao público. Já são 89 vias por toda a cidade autorizadas a receber o programa

Projeto Ruas SP completa cinco meses com 28 estabelecimentos aprovados

Iniciativa permite que bares e restaurantes usem a faixa de estacionamento na rua para atendimento ao público. Já são 89 vias por toda a cidade autorizadas a receber o programa

Após cinco meses do lançamento do projeto Ruas SP, 28 bares e restaurantes estão autorizados a instalar mesas e cadeiras para atendimento ao público em vagas de estacionamento regulamentado, respeitando todos os protocolos sanitários e as regras para o uso do espaço público ao ar livre na cidade. Até agora, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), selecionou 89 vias para receber o projeto. Estabelecimentos de outros logradouros também podem solicitar adesão ao Ruas SP.

O programa foi regulamentado em 12 de fevereiro, por meio da Portaria nº 08/2021/SMUL-G, após a Prefeitura avaliar como positivo o projeto-piloto realizado na região central em 2020 (Portaria nº 696 / Decreto 59.669). Em abril, a partir do Decreto nº 60.197/2021, o Ruas SP foi ampliado para toda a cidade, com o objetivo de oferecer amparo ao setor de bares e restaurantes e, ao mesmo tempo, reduzir os riscos de transmissão da Covid-19 nesta fase de retomada econômica estabelecida pelo Plano São Paulo. Pesquisas apontam que a taxa de transmissão do novo coronavírus é menor em ambientes ao ar livre em comparação a locais fechados.

A maior parte dos estabelecimentos aprovados está concentrada na Zona Leste (17) – todos situados na região da subprefeitura da Mooca. Há ainda seis bares e restaurantes localizados na Zona Oeste (subprefeitura de Pinheiros) e outros cinco na Zona Sul, sendo três na subprefeitura da Vila Mariana e dois na subprefeitura de Santo Amaro. Confira no mapa a localização de cada estabelecimento.

Os bares e restaurantes receberam autorização (Termo de Permissão Eletrônica – TPE) da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), após apresentarem projetos de instalação do mobiliário para o atendimento ao ar livre.

A Prefeitura não cobrará taxa pelo uso desses espaços, porém, o custo para instalação do projeto será dos estabelecimentos. Para ajudar a viabilizar a implantação do mobiliário, o Município autorizou (Resolução SMUL.ATECC.CPPU/003/2021), em 11 de maio, a inserção de marcas e logotipos de patrocinadores em mesas, cadeiras e guarda-sóis utilizados, respeitando as regras da Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223/2006).

A fiscalização do uso dos espaços públicos será de responsabilidade das subprefeituras. No entanto, caberá a cada proprietário garantir o cumprimento de todas as exigências de segurança sanitária e social. O abandono, a desistência ou o descumprimento das obrigações estabelecidas em Decreto farão com que o responsável tenha que restaurar o logradouro público ao seu estado original.

Selo

Para identificar os bares e restaurantes participantes do Ruas SP, a SMUL elaborou um selo para ser fixado nos estabelecimentos. Interessados devem baixar o material no site da Secretaria.

Clique aqui para acessar o selo

Vias autorizadas

Os 28 estabelecimentos aprovados estão presentes em algumas das 89 vias autorizadas até o momento a receber o projeto Ruas SP. Eles atendem às exigências estabelecidas na legislação como possuir faixa de rua destinada ao estacionamento de veículos para instalação de mesas e cadeiras, não ocupar faixas exclusivas de ônibus, ciclovias ou ciclofaixas e não estarem localizados em vias de grande fluxo de veículos.

A Prefeitura definirá novas vias de forma progressiva, observando as condições sanitárias, técnicas e sociais e as restrições de funcionamento previstas pela legislação municipal e pelo Plano São Paulo, do Governo do Estado.

Clique aqui para acessar a lista completa de vias

Guia ilustrado

Desde junho deste ano, os estabelecimentos contam com um guia ilustrado que mostra, passo a passo, como solicitar permissão ao Município para instalar mesas e cadeiras para o atendimento ao público em vagas de estacionamento na rua.

No material, o bar ou restaurante interessado vai encontrar o link de acesso para preencher sua manifestação de interesse e conferir a relação de documentos exigidos para pedir a licença de uso do espaço público. Caso a rua onde estiver localizado o ponto comercial não esteja ainda contemplada pelo Ruas SP, o proprietário poderá indicá-la para análise da Prefeitura.

A inscrição é totalmente on-line e gratuita. Até o momento, o Munícipio recebeu mais de 620 manifestações de interessados.

Clique aqui para acessar o Guia

Etapas necessárias

Para saber mais sobre o projeto, conferir as etapas necessárias para solicitar a adesão, consultar as vias aprovadas, conferir a legislação completa e muito mais, acesse o site da SMUL. 

 

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × quatro =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist