No Dia Nacional do Livro, recomendação de leitura é “O Poder da China”
APECC, em parceira com SEBRAE, disponibiliza livros eletrônicos gratuitos sobre temas de gestão de negócios
Em 29 de outubro celebra-se, anualmente, o Dia Nacional do Livro. Nossa recomendação de leitura é “O poder da china: O que você deve saber sobre o país que mais cresce em bilionários e unicórnios”. O autor é brasileiro de nascença faz um relato as experiências que tem vivendo na China, abordando questões culturais e sociais.
Ele trata da nova economia digital, mostrando como foi o lançamento pelo governo chinês do “Plano de Mil Talentos”, que já recrutou mais de sete mil pesquisadores e cientistas estrangeiros e chineses fora do país para viver e trabalhar na China. Também aborda como é o cenário de venture capital e possibilidades para startups no gigante asiático. Conta ainda as mudanças na educação chinesa, destacando que em 2019, o Ministério da Educação chinês aprovou 35 universidades para criar curso de inteligência artificial. Ao todo, 479 universidades da China têm cursos relacionados a big data.
Conforme indica o subtítulo, o livro mosta ainda como a China tornou-se a líder mundial em número de unicórnios (empresas com mais de 1 bilhão de dólares de valuation), um total de 202, seguida pelos Estados Unidos. Trata, ainda, dos protagonistas da nova economia da China, falando sobre as principais empresas e excutivos.
A obra está disponível no Brasil em formato físico e eletrônico, custando na faixa dos 30 reais.
Sobre o livro
Os Estados Unidos reinaram de maneira hegemônica como a superpotência mundial após a Segunda Guerra Mundial. Porém, com o aumento exponencial de poder e influência da China, é primordial entendermos agora o sonho chinês, dado que a economia da China já é a segunda maior do planeta e representa mais de 15% do PIB mundial. Quando você lê que a China está desacelerando, é verdade. Em 2018, a China cresceu “apenas” 6,6%, seu menor índice de crescimento desde 1990. Porém, você consegue imaginar o que é a segunda maior economia do planeta crescendo 6,6%?! Simplesmente significa que, entre 2017 e 2019, mais de 35% do crescimento estimado do mundo inteiro virá da China, mas, infelizmente, a economia chinesa não fez parte da nossa pauta educacional. Assim, o objetivo de Ricardo Geromel neste livro é ajudar você a aprofundar seus conhecimentos sobre a Nova China, a nova superpotência mundial que, desde 2009, é a maior parceira comercial do Brasil. Este livro nasceu para que você aprenda sobre a nova economia da China como um bilionário faria.