F 1-GP São Paulo: Prefeitura adota esquema especial em Interlagos – 25 NEWS
quarta-feira, 25 maio, 2022

F 1-GP São Paulo: Prefeitura adota esquema especial em Interlagos

Veja todas as dicas

Prefeitura adota esquema especial para GP São Paulo, em Interlagos

Além do uso obrigatório de máscara, o público acima de 12 anos deve apresentar comprovante de vacina para acessar o autódromo

A Prefeitura de São Paulo colocou em prática desde esta sexta-feira (12) a Operação Especial de Trânsito e Transporte para o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, que acontece até domingo (14), no Autódromo de Interlagos – José Carlos Pace, sempre das 8h às 19h. A operação, considerada uma das melhores do mundo pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), possibilitará o acesso de 70 mil pessoas estimativa dos organizadores, por dia, sendo a maior concentração no domingo (14/11), dia da prova principal.

O objetivo do esquema operacional proposto é garantir acessibilidade ao autódromo, localizado na Av. Senador Teotônio Vilela nº 261, bem como preservar a rotina da região e o acesso dos moradores daquela parte da Zona Sul da cidade, por meio de monitoramento e operação nos principais corredores viários, a fim de proporcionar segurança e fluidez aos condutores e pedestres.

Na Operação, a Prefeitura atuará com um efetivo de 330 agentes, distribuídos em 12 turnos de trabalho. Serão usados como recursos materiais 530 cavaletes, 430 cones, 45 super cones, 45 barreiras plásticas e 13 mil m de fita zebrada.

É importante destacar que, para quem mora na região, não haverá credenciamento e nem necessidade de retirar a autorização, para acessar a área restrita de circulação. Basta o morador se identificar ao agente de trânsito junto aos pontos de bloqueio da via, apresentando um comprovante de residência recente – ano de 2021 (pode ser conta de luz, água, etc.), caso seja solicitado. Atenção: Siga as orientações do agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para ter acesso à residência.

Testes

A CET realiza testes com óculos de realidade aumentada e inteligência artificial durante o GP São Paulo de Fórmula 1. Os agentes ficam em pontos estratégicos monitorando as vias de acesso e interdições no entorno do Autódromo de Interlagos. Os óculos, chamados de Rokid Glass 2, funcionam como uma ferramenta de comunicação entre o agente e uma central remota. O equipamento grava imagens, fotografa os ambientes e transmite em tempo real tudo o que o agente vê na via pública.

Além disso, há a função de fala e escuta para que o agente possa interagir com a central remota e decidir de forma rápida o que fazer caso encontre alguma interferência na via. Ao todo, quatro agentes da CET farão os testes no sábado e no domingo, durante todo o período do evento.

Monitoramento

O trânsito nas imediações do autódromo estará monitorado, visando manter as condições de segurança e fluidez para todos os usuários das vias afetadas pela realização do evento. Para tanto, ações serão realizadas em momentos distintos, seja na chegada seja na saída do público:

● bloqueios de vias;
● implantação de faixas adicional e reversível;
● operacionalização de cruzamentos;
● alterações semafóricas;
● ativação de bolsões de ônibus, táxis e ônibus fretados;
● oferta de linhas exclusivas de ônibus “circular” entorno do autódromo;
● oferta de linhas exclusivas de ônibus partindo do Shopping SP Market e Aeroporto Internacional de Congonhas;
● Uso de faixas de vinil/banners e Painéis de Mensagem Variáveis
Haverá acompanhamento operacional:
● Av. Interlagos
● Av. Sen. Teotônio Vilela
● R. Jaquirana
● R. do Autódromo
● Praça Enzo Ferrari
● Av. do Jangadeiro
● Av. Jacinto Júlio
● Rua Manuel de Teffé
● Av. João Paulo da Silva
● R. Plínio Schmidt
● Av. Miguel Yunes
● Ponte Jurubatuba
● Ponte Vitorino Goulart

Interdições

Os bloqueios viários serão executados até domingo, com liberação após o término das atividades no autódromo e saída de todo o público.

Sábado e domingo, 13 e 14/11

Bloqueios a partir de 0h30

• Av. Sen.Teotônio Vilela entre Av. do Jangadeiro e Av. Interlagos;
• Av. Interlagos entre a Pça Moscou e a Av. do Rio Bonito sentido B/C (até às 6h00)
• Av. do Jangadeiro toda extensão no sentido da Av. Interlagos.
Bloqueio a partir das 6h:
• R. Plínio Schmidt, entre R. João B. Cataldo e Av. Feliciano Correia;
• Av. Feliciano Correia, entre R. Djalma Pessolato e Av. Jacinto Júlio no sentido Estação Autódromo;
• Av. Jacinto Júlio, entre a R. Manuel de Teffé e Av. do Jangadeiro sentido Av. Interlagos;
• Av. Rubens Montanaro de Borba entre R. Angelina Regoline e Av. do Jangadeiro;
• Praça Automóvel Clube Paulista;
• Av. do Rio Bonito entre a Av. Antônio Barbosa da S. Sandoval e Av. Interlagos;
• Praça Enzo Ferrari;
• R. Prof. José Ferraz de Arruda Jr.;
• R José Galdino da Silva;
• Praça Wallace Alves de Siqueira.
Bloqueio a partir das 10h:
• Av. Interlagos – B/C (entre R. João Ludovice e Pça Moscou).
• Vias com bloqueios viários a partir das 14h do domingo (dia 14) e término aproximado às 18h30:
• Av. Interlagos entre a Pça. Moscou e Av. Antonio Barbosa S. Sandoval – sentido bairro/centro;
• Av. Jacinto Júlio – sentido bairro/centro;
• Av. Feliciano Correa – sentido centro/bairro a partir da R. Pedro Santalucia.

Ainda no domingo (14/11), para a Operação Saída, está prevista a ativação de faixa reversível rumo ao Centro sobre a Ponte Jurubatuba.

Como chegar

O acesso de veículos na região do autódromo será restrito nos dias 13 e 14/11, portanto, procure utilizar preferencialmente o transporte público, ônibus, táxi ou trem, que estarão em regime especial para atendimento aos usuários e ao público que se dirige ao evento.

O acesso de veículos aos Portões 7 e 8 será feito pela faixa adicional do contrafluxo da Avenida Interlagos, que será ativada nos dias 13 e 14/11. Os acessos estarão sinalizados por meio de banners:

● das 3h às 6h, pela pista sentido Centro, com acesso na Av. do Rio Bonito;
● das 6h às 14h, será aberto também o acesso na Av. João Paulo da Silva.

Alternativas

Os veículos provenientes da Av. Senador Teotônio Vilela, com destino ao Centro, poderão utilizar:

● Av. Atlântica e Ponte do Socorro.
● Av. Pres. João Goulart, Av. Lourenço Cabreira, Av. Matias Beck, Av. Gregório Bezerra, Av. Jair Ribeiro da Silva, Ponte Vitorino Goulart da Silva.
● Av. Aurélia Lopes Takano, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Praça João Beiçola da Silva, Av. Lourenço Cabreira, Av. Matias Beck, Av. Gregório Bezerra, Av. Jair Ribeiro da Silva e Ponte Vitorino Goulart da Silva.
Os veículos provenientes do Centro, com destino à Av. Senador Teotônio Vilela, poderão utilizar:
● Ponte do Socorro e Av. Atlântica.
● Ponte Vitorino Goulart da Silva, Av. Jair Ribeiro da Silva, Av. Gregório Bezerra, Av. Matias Beck, Av. Lourenço Cabreira, Av. Pres. João Goulart.
● Ponte Vitorino Goulart da Silva, Av. Jair Ribeiro da Silva, Av. Gregório Bezerra, Av. Matias Beck, Av. Lourenço Cabreira, Praça João Beiçola da Silva, Rua Pedro Roschel Gottzfritz, Av. Aurélia Lopes Takano.

Pontos de encontro

Para quem vai pegar carona ou utilizar transporte privado ao término da corrida, a Companhia de Engenharia de Tráfego indica os seguintes pontos de encontro para embarque em veículos particulares:

● R. Mangaratiba x Av. do Jangadeiro;
● Av. Jair Ribeiro da Silva x R. Armando Vieira;
● Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval, após Av. do Rio Bonito.

Fretados

O embarque e o desembarque dos passageiros de ônibus fretados serão realizados nos seguintes locais, nas vias correspondentes:

Sábado (13) e Domingo (14):

• José Carlos Pace (capacidade do bolsão: 4 mil fretados)
• Mahatma Gandhi (capacidade: 2.500 fretados)
• Quinto Colato (capacidade: 100 fretados)

A autorização de estacionamento é válida para veículos devidamente regularizados para a atividade de fretamento na Prefeitura, observada a legislação vigente, e que tenham realizado o cadastro prévio no site da CET. É importante salientar que os fretados devem se encaminhar à área do GP pela Ponte do Socorro, Av. Atlântica e Av. Berta Waitman para os bolsões da José Carlos Pace e Mahatma Gandhi. Para acessar o bolsão Quinto Colato, o caminho é pela Ponte do Socorro, Av. Atlântica, Av. Sen. Teotônio Vilela e R. Anibal dos A. Carvalho.

Transporte público coletivo

Ônibus
Os ônibus, que têm seu itinerário passando pelas vias com intervenções, irão utilizar-se das opções de desvio propostas pela SPTrans. Para mais informações, consulte o site www.sptrans.com.br/f1, onde estão disponíveis mapas sobre transporte por ônibus, apontando os locais de embarque e desembarque das linhas especiais, linha circular e vans do Atende+.

Para garantir o bom nível de serviço com segurança e conforto, a SPTrans dimensionou a frota de forma a oferecer maior frequência dos ônibus das linhas especiais com tarifa regular, para o autódromo a partir dos minis terminais descritos a seguir:

Sábado, 13/11 das 07h às 12h e domingo, 14/11 das 07h às 13h30
● Mini Terminal Shopping SP Market – Av. das Nações Unidas, 22.540;
● Mini Terminal Aeroporto de Congonhas.

APÓS A CORRIDA: os ônibus das linhas especiais dos miniterminais estarão estacionados nos seguintes pontos, nos horários abaixo e de acordo com seu destino:

● Sábado, 13/11 – 16h30 às 18h
● Domingo, 14/11 – 16h às 17h30
Destino Aeroporto de Congonhas:
· Av. Interlagos próximo ao Portão T
· Av. Jacinto Júlio próximo ao Portão G
Destino Terminal Santo Amaro (via Shopping SP Market)
· Av. Interlagos junto ao Portão T
· Av. Jacinto Julio
Linha Circular Fórmula 1
Também será ativada a linha Circular Fórmula 1 junto à Estação Autódromo da CPTM, contornando o autódromo, com pontos de desembarque próximos aos portões de entrada, com tarifa regular.
Dia 13/11/2021, das 7h às 12h
Dia 14/11/2021, das 7h às 13h30

Serviço Atende+

As vans realizarão o transporte de pessoas com mobilidade reduzida até o interior do Autódromo de Interlagos durante os três dias de evento, partindo de três pontos estratégicos:

– Estação Autódromo da CPTM
– Shopping SP Market
– Metrô Jabaquara

Além das linhas externas, quatro vans irão operar de forma circular no interior do Autódromo para realizar o transporte de pessoas com mobilidade reduzida. O Serviço Atende+ é o único transporte público que opera na via perimetral interna durante a realização do GP do Brasil de Fórmula 1.
Para ter direito ao transporte, pessoas com mobilidade reduzida como idosos e pessoas com deficiência deverão obrigatoriamente apresentar o ingresso do evento.

CPTM

Proporcionando maior conforto na chegada e saída dos espectadores ao Autódromo de Interlagos, nos dias do evento, a CPTM irá operar em regime especial para a Linha 9-ESMERALDA (Osasco-Grajaú), com integração ao Metrô – Linha Amarela (Estação Pinheiros) e Linha Lilás (Estação Santo Amaro).

A Estação Autódromo está localizada na Rua Plínio Schmidt, a aproximadamente 600m do setor G do autódromo. O caminho a ser percorrido pelos pedestres até os portões de acessos é:

● Sair da estação Autódromo, na Rua Plínio Schmidt, seguir pela direita até a Praça Automóvel Clube Paulista, virar à esquerda na Av. Feliciano Correia, seguir em frente até o fim e estará no portão G. Para os demais portões deverão seguir à esquerda pela Av. Jacinto Júlio.

Trasporte público individual

Táxis

Os bolsões para estacionamento de Táxi, categoria Comum, Comum-Rádio, Especial, Preto, Luxo, Acessível e Adaptado, para atendimento aos usuários provenientes do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, serão organizados da seguinte forma:

Sábado – 13/11

Bolsão A: Avenida Interlagos, sentido centro, entre a Praça Moscou e a Rua João Ludovice;
Bolsão B: Avenida Interlagos, sentido centro, entre a Praça Enzo Ferrari e a Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, no fluxo normal junto ao canteiro central;
Bolsão C: Avenida Rubens Montanaro de Borba, entre a Avenida do Jangadeiro e a Rua Angelina Regoline, no fluxo normal junto ao canteiro central;
Bolsão D: Avenida do Jangadeiro, sentido centro, entre a Avenida Jacinto Júlio e a Avenida Interlagos;
Bolsão E: Avenida Rio Bonito, em ambos os sentidos, entre a Avenida Interlagos e a Avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval;
Bolsão F: Avenida Senador Teotônio Vilela, sentido centro, entre a Avenida do Jangadeiro e a Avenida Interlagos, no lado direito da via.

Domingo – 14/11

Bolsão A: Av. Interlagos, sentido centro, entre a Praça Moscou e a Rua João Ludovice.
Bolsão B: Av. Interlagos, sentido centro, entre a Praça Enzo Ferrari e a Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval, no fluxo normal junto ao canteiro central.
Bolsão C: Av. Rubens Montanaro de Borba, entre a Av. do Jangadeiro e a Rua Angelina Regoline, no fluxo normal junto ao canteiro central.
Bolsão D: Av. do Jangadeiro, sentido centro, entre a Av. Jacinto Júlio e a Av. Interlagos.
Bolsão E: Av. Senador Teotônio Vilela, sentido centro, entre a Av. do Jangadeiro e a Av. Interlagos, no lado direito da via.
Bolsão F: Av. Interlagos, sentido bairro, entre a Av. do Rio Bonito e a Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval.
Bolsão G: Av. do Rio Bonito, em ambos os sentidos, entre a Av. Interlagos e a Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval.

Recomendações

● Respeite a sinalização;
● Utilize transporte público (metrô, trem, ônibus e táxis);
● Não confie em guardadores de carros que podem indicar locais não permitidos para estacionar;
● Não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
● Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não comprometer a fluidez do trânsito;
● Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
● Procure utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações da interdição;
● Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue, acesse o site ou baixe o aplicativo SP156. O atendimento é 24 horas por dia.

Protocolo Covid

O Grande Prêmio SP de F1 exigirá todos os protocolos contra a Covid-19. Além do uso obrigatório de máscara, o público acima de 12 anos deve apresentar comprovante de vacina para acessar o autódromo. Se o esquema vacinal não estiver completo, obrigatoriamente será necessário apresentar teste recente contra o coronavírus – PCR realizado até 48 horas ou o antígeno (teste rápido) feito até 24 horas antes do evento. O Autódromo de Interlagos deverá dispor de álcool em gel em locais de fácil acesso.

Segurança

A Prefeitura de São Paulo, conforme informações do prefeito Ricardo Nunes vai intensificar a segurança da população e dos turistas que estiverem na cidade nesse feriado prolongado. Segundo Nunes, a Guarda Civil Metropolitana colocará um efetivo 40% maior nas ruas, ou seja, 1.130 agentes nos três dias e 115 viaturas.

A cidade também terá apoio do Estado. A Polícia Militar preparou uma operação especial de patrulhamento para reforçar a segurança dos turistas, equipes e fãs de automobilismo que virão para São Paulo. Cerca de 5 mil policiais de diferentes unidades serão empenhados exclusivamente nas ações de policiamento no entorno do Autódromo de Interlagos, além de 1.900 viaturas, 250 cavalos, 50 cães, 40 drones e 3 helicópteros Águia do Comando de Aviação da instituição. Todo o perímetro de Interlagos e as vias de acesso ao autódromo contarão com reforço.

Orientações

A Polícia Militar recomenda que o deslocamento e a chegada ao local do evento sejam programados com antecedência para evitar tumultos. Também orienta aos turistas não dirigirem após ingerir bebidas alcoólicas e que não contratem serviços de transporte ilegais.

Além disso, a PM aconselha os fãs de automobilismo a levar somente o necessário e evitar adquirir produtos no comércio clandestino. Mantenha atenção aos pertences pessoais e, se precisar de auxílio, procure um PM ou um funcionário do evento identificado.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
lateral 3 Banner cardápios Lit

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist