Em três anos, 6º Baep detém mais de 1,9 mil pessoas e apreende cerca de 15 toneladas de drogas
Unidade atua na região do ABC Paulista; no período também foram recuperados 292 veículos e recolhidas 157 armas de fogo.

A Polícia Militar comemora, nesta terça-feira (8), o terceiro aniversário do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), responsável por combater o crime de maneira mais ostensiva em toda a região do ABC Paulista, nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Desde a sua criação, a unidade especializada já deteve mais de mil pessoas e apreendeu cerca de 15 toneladas de drogas.
Do total de detidos, 1.178 foram presos em flagrante ou apreendidos e 790 capturados por estarem em situação de procurados pela Justiça. Além disso, foram recuperados 292 veículos roubados e furtados e retiradas das ruas 157 armas de fogo ilegais.
“A população pode contar com a máxima dedicação dos policiais militares do 6º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, que diuturnamente se empenham na preservação da ordem pública na região, visando melhorar a vida das pessoas”, destacou o comandante do batalhão especializado, tenente-coronel Nicécio Cornejo Noronha.
“Mas tão importante quanto os dados obtidos pelas análises dos sistemas de inteligência é a participação da comunidade local através do disque denúncia (telefone 181) para auxiliar a Polícia Militar no combate à criminalidade”, complementou o oficial.

Sobre o 6º Baep
O 6º Baep se encontra subordinado ao Comando de Policiamento de Área Metropolitano 6 (CPA/M-6), chefiado pelo Coronel Gilson Hélio, o qual esteve à frente do batalhão especial por dois anos.
A unidade foi criada na atual gestão, como parte de uma promessa de Governo para expandir o policiamento de Choque para todo o território paulista. Com isso, foram criadas mais nove unidades especializadas como essa na Capital e Interior, somando 14 em todo o Estado, os quais seus efetivos passaram por um treinamento padrão “Rota”, de aproximadamente um mês de duração, onde foram aplicadas atividades de patrulhamento tático, gerenciamento de crises, negociação de reféns e busca e localização de artefatos explosivos.

Na região do ABC Paulista, o BAEP é composto por cerca de 230 PMs, com apoio de quase 40 viaturas. Além disso, foi inaugurado em dezembro do ano passado a Unidade Tática Avançada – um veículo equipado e preparado para grandes ações e operações com “drone”. O batalhão também conta com dois grupamentos de Cavalaria, localizados nos municípios de São Bernardo do Campo e Mauá, os quais atuam no policiamento montado em toda região, estando aptos ao controle de multidões, em especial nos grandes eventos.

Baeps no Estado
Atualmente os BAEPs existentes se encontram instalados nas zonas leste e centro da Capital e nas cidades de Barueri, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba.























































