Capital comemora Dia Mundial dos Animais com semana de incentivo à adoção e cuidados – 25 NEWS
sexta-feira, 29 março, 2024

Capital comemora Dia Mundial dos Animais com semana de incentivo à adoção e cuidados

Expectativa é chamar atenção do público para que cães e gatos ganhem uma família

Capital comemora Dia Mundial dos Animais com semana de incentivo à adoção e cuidados

Expectativa é chamar atenção do público para que cães e gatos ganhem uma família

De Secretaria Especial de Comunicação

A Prefeitura de São Paulo comemora o Dia Mundial dos Animais, celebrado nesta segunda-feira (4), com a campanha “Semana dos animais Cosap”, que reúne ações de incentivo à proteção animal. Pela manhã, o prefeito Ricardo Nunes participou da tradicional missa para a benção em homenagem aos pets abrigados na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), funcionários e voluntários que atuam no espaço. A iniciativa foi seguida por uma campanha de vacinação antirrábica, por sistema de drive-thru na Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ).

“A expectativa é que nessa semana a gente consiga trazer o público que está olhando esta ação para olhar pelos nossos animais. Quem sabe os animais que estão aqui há tanto tempo possam ter a oportunidade de ter uma família em um lar com amor”, disse a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.

Para oferecer uma chance aos 229 animais disponíveis para adoção (138 cães, 84 gatos, cinco cavalos e dois porcos), até a próxima sexta-feira (8), serão divulgadas imagens nas redes sociais da Prefeitura, com o objetivo de fazer com que eles possam finalmente ter uma família. Nestes dias, também serão abordados temas para a conscientização da população, como a importância da castração e da posse responsável na hora da compra ou adoção.

Analy também chamou a importância para a preservação da saúde física e mental dos animais. “Quando o animal está dentro de casa, muitas vezes eu ofereço cuidados com uma boa alimentação, levando ao veterinário, mas se eu não cuidar da saúde mental, eles não estão felizes”, disse a coordenadora, lembrando que muitas vezes os animais estão estressados ou sozinhos. “O animal pode ficar sozinho, mas quando estamos com eles precisamos brincar, dar atenção, carinho. Por isso que essa é uma data muito importante para retomarmos a importância desses cuidados, da guarda responsável”, completou.

 Costelinha, o que está há mais tempo esperando por uma família no Centro Municipal de Adoção


Como adotar
Devido a pandemia por Covid-19, a visitação aos animais para adoção está suspensa, mas o processo continua de forma simples. O primeiro passo é buscar o serviço “Adotar cães e gatos” no menu do Portal SP156. Ali mesmo tem o link para acesso à galeria de imagens e informações sobre os animais disponíveis para adoção. 

Em seguida, basta preencher um formulário online descrevendo, entre outras informações, o nome ou perfil do animal que deseja adotar. Se não for detectada nenhuma incompatibilidade, o processo de adoção prossegue.

No dia agendado para interação e conclusão do processo, o tutor deverá providenciar uma coleira, no caso de cães, ou uma caixa de transporte, para gatos, além do pagamento de taxa administrativa de R$ 26,50 por animal adotado, que poderá ser paga por aplicativo bancário via celular, em caixa eletrônico, em agência bancária ou ainda, em dinheiro.

Os animais disponíveis para adoção estão castrados, vacinados, vermifugados, identificados por microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme Lei Municipal nº13.131/01.

O munícipe que adotar um cão ou gato que tenha idade a partir de 8 anos receberá o cartão Cuida Bem – Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer uma das unidades dos Hospitais Veterinários Públicos. A única obrigatoriedade para o recebimento deste benefício é que o munícipe resida em São Paulo e que a adoção seja realizada no Centro Municipal de Adoção.

Saiba também como funciona a adoção dos animais de fazenda 

“O amor transforma. Quando vemos um bichinho que era tão tristonho, ou bravo, ou assustado, que quando adotado acaba ficando com o jeitinho da família, se adaptando, vemos a importância deste ato. Esperamos que cada um deles possa ter a chance de encontrar uma família, mesmo que por um pouquinho de tempo, no caso dos mais idosos. Por isso esperamos que eventos como este possam chamar a atenção para os que estão aqui”, disse a coordenadora.

 

 

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × cinco =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist