Avenida Paulista faz 130 anos. – 25 NEWS
quarta-feira, 24 abril, 2024

Avenida Paulista faz 130 anos.

A data será comemorada no próximo domingo (12),dia em que a via está aberta ao público pedestre. Alguns dos destaques são as apresentações de Nando Reis, Bixiga 70 e Rincón Sapiência, assim como intervenções aéreas circenses e atividades infantis.

Cultura promove shows e intervenções circenses para celebrar os 130 anos da Avenida Paulista

A via mais famosa da cidade faz aniversário nesta quarta-feira e a data será comemorada no próximo domingo (12), durante as apresentações

A Avenida Paulista, principal via da cidade, completa 130 anos nesta quarta-feira (8). Para celebrar a data a Prefeitura de São Paulo programou uma maratona de comemorações com shows organizados pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Associação Paulista Viva para o próximo domingo (12), dia em que a via está aberta ao público pedestre. Alguns dos destaques são as apresentações de Nando Reis, Bixiga 70 e Rincón Sapiência, assim como intervenções aéreas circenses e atividades infantis.

“A Avenida Paulista é o maior corredor cultural da cidade. Promover o aniversário de 130 anos de um dos nossos cartões postais, em conjunto com todas as instituições culturais nela instaladas. É a oportunidade de fomentar os profissionais de várias linguagens e, também, ocupar a região central com artistas da periferia, que ajudarão a fazer desta uma grande festa”, declara a secretária municipal de Cultura, Aline Torres.

Voz e violão

Em 12 de dezembro a SMC ocupará quatro varandas ao longo da via, com programações temáticas a partir das 11h. A primeira traz um perfil eclético, com apresentações de Bixiga 70, Luedji Luna e Nando Reis com um show de voz e violão, a partir das 15h.

Outra varanda se concentra no hip hop e tem a presença de Rincon Sapiência. A terceira se dedica ao samba e traz uma seleção de mulheres que representam brilhantemente o ritmo – Bernadete (a primeira a cantar um samba-enredo no Anhembi); Renata Jambeiro; Graça Braga; Raquel Tobias; Veronica Ferriani e Milena Castro. Por fim, uma quarta varanda recebe o projeto Ópera na Sacada, levando música clássica a quem estiver na região – seja passeando nas ruas ou nos prédios vizinhos.

Haverá, ainda a performance aérea musical da Cia K: companhia que se apresenta com a ajuda de um guindaste e um “piano voador”. Oo público poderá também dançar e cantar com estações de samba-rock e forró; ou se encantar com as apresentações de bailarinas e artistas circenses. Para as crianças haverá contação de histórias e peças de teatro.

História

Mais de 1,5 milhão de pessoas circulam diariamente pela via mais famosa de São Paulo, inaugurada em 1891 pelo engenheiro uruguaio Joaquim Eugênio de Lima, que era casado com uma brasileira . Conta com três estações de Metrô – Brigadeiro, Trianon/Masp e Consolação, bares, restaurantes, parques como Prefeito Mário Covas e Tenente Siqueira Campos – Trianon e consulados de países como Coreia do Sul, Síria, Jordânia, França e Espanha, Líbano, Egito e México, entre outros. Também é cenário de eventos como a Corrida de São Silvestre e das festas de réveillon da cidade.

Na última quarta-feira (1º) foi aprovado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) o projeto de implantação de um boulevard em sua região. A proposta, que tem como origem uma manifestação de interesse social apresentada por uma associação privada, prevê melhorias para uma área pública de 9.850 m², situada ao longo da Alameda Rio Claro (Alameda das Flores) e no trecho da Rua São Carlos do Pinhal entre a Alameda Rio Claro (Alameda das Flores) e Rua Itapeva.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − 12 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist