Primeira Casa da Capoeira é inaugurada na Zona Sul da cidade – 25 NEWS
quinta-feira, 25 abril, 2024

Primeira Casa da Capoeira é inaugurada na Zona Sul da cidade

Objetivo é formar indivíduos aptos a disseminar a importância histórica dessa expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música

Primeira Casa da Capoeira é inaugurada na Zona Sul da cidade

Objetivo é formar indivíduos aptos a disseminar a importância histórica dessa expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música

De Secretaria Especial de Comunicação

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou neste sábado (18) a Casa da Capoeira no Campo Belo, na Zona Sul da cidade. Sancionado pela lei Lei 17.588/2021, o equipamento incentiva a divulgação, valorização e prática do esporte na cidade de São Paulo.

“Este é um espaço onde poderemos incentivar a prática desse esporte tão importante. A capoeira, além de ter uma questão cultural e esportiva, tem também uma questão política de respeito à democracia, que conseguiu se manter mesmo quando houve uma proibição no passado”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

A prática da modalidade será incentivada com atividades em conjunto com instituições públicas, privadas e entidades da sociedade civil. O objetivo é formar indivíduos aptos a disseminar a importância histórica dessa expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música.

“Eu fico muito emocionado de ver este sonho que temos há mais de 40 anos se tornando realidade hoje”, destacou o mestre de Capoeira e Idealizador do projeto, Adenilson Silva.

O acervo da Casa da Capoeira contará com diversos materiais relativos à produção de peças, pesquisas, criação e produção de objetos relativos à modalidade, objetos históricos, artísticos, fotográficos, gastronômicos, e qualquer forma de expressão que contribua para a preservação da capoeira.

A Casa da Capoeira irá contemplar cerca de 300 beneficiários com aulas de capoeira, afromix, musicalidade, funcional, alongamento, artes marciais. A entidade realizará atividades voltadas para o paradesporto e desporto, para todas as idades.

História da Capoeira

A história da capoeira teve início no século XVI, quando o Brasil era colônia de Portugal. Os africanos ao chegarem em terras brasileiras para trabalhar nas fazendas de açúcar, perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros que usavam de práticas violentas e castigos aos escravos.

Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os escravos eram proibidos de praticar qualquer tipo de luta pelos seus senhores de engenho. Logo, passaram a utilizar o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptados a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança.

Em 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), declarou a roda de capoeira como sendo um patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a Organização, a capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × cinco =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist