Donald Trump é o 47º Presidente dos Estados Unidos da América
Trump declarou que “a era de ouro dos Estados Unidos começa agora”. Ele prometeu colocar a América em primeiro lugar, restaurar a segurança e reequilibrar a justiça.
21.01.25

![]()




Ontem, segunda-feira, 20 de janeiro de 2025, Donald Trump tomou posse como o 47º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia realizada na Rotunda do Capitólio, em Washington, D.C. O evento foi transferido para o interior devido ao frio extremo na capital americana. A cerimônia contou com a presença de ex-presidentes, bilionários e autoridades estrangeiras.
O dia começou com um serviço religioso na igreja de St. John’s, seguido por um chá na Casa Branca, onde as famílias Biden e Trump se reuniram. Após a solenidade de posse, Trump realizou seus primeiros atos oficiais na Sala do Presidente e participou de um almoço oferecido pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias Inaugurais. À noite, ele fez um discurso nos bailes inaugurais Commander in Chief, Liberty Inaugural e Starlight.
Donald Trump iniciou seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos com um discurso de posse que destacou suas prioridades e visão para o país. Em uma cerimônia realizada no Capitólio, Trump declarou que “a era de ouro dos Estados Unidos começa agora”. Ele prometeu colocar a América em primeiro lugar, restaurar a segurança e reequilibrar a justiça.
Trump criticou o que chamou de “estabelecimento radical e corrupto” e prometeu acabar com a “armamentização” do Departamento de Justiça. Ele também enfatizou a importância de proteger a liberdade de expressão contra tentativas de censura e de garantir que o governo não seja usado como uma ferramenta contra opositores políticos.
Donald Trump prometeu restaurar a grandeza dos Estados Unidos, adotando um tom messiânico e combativo. Ele criticou duramente a administração anterior, prometeu reverter políticas de diversidade e inclusão, e anunciou a retirada dos EUA do Acordo de Paris sobre o clima. Trump também declarou emergência nacional na fronteira com o México e prometeu combater a imigração ilegal com medidas rigorosas. Ele enfatizou a importância de proteger a liberdade de expressão contra tentativas de censura e de garantir que o governo não seja usado como uma ferramenta contra opositores políticos.
Donald Trump iniciou seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos com uma série de decretos executivos que sinalizam uma mudança drástica nas políticas do país. Em um evento realizado na Capital One Arena, em Washington, D.C., Trump assinou as primeiras medidas de seu governo diante de uma multidão de apoiadores.
Entre os decretos assinados, destacam-se:
- Revogação de políticas da administração anterior: Trump revogou várias políticas implementadas por Joe Biden, principalmente em relação à diversidade, equidade e inclusão, migração, saúde pública e mudanças climáticas.
- Retirada dos EUA do Acordo de Paris: Trump anunciou novamente a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, alegando que o acordo prejudicava a economia americana.
- Perdão aos envolvidos no ataque ao Capitólio: Trump concedeu perdão a cerca de 1.500 pessoas indiciadas após o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
- Declaração de emergência nacional na fronteira EUA-México: Trump declarou estado de emergência nacional na fronteira sul do país, permitindo a militarização da zona fronteiriça e a implementação de um plano de detenções e deportações em massa.
- Designação de cartéis de drogas como grupos terroristas: Trump designou cartéis de drogas sul-americanos como organizações terroristas internacionais.





















































