Dia das Crianças faz vendas do varejo paulistano crescerem 34%
Resultado da 1ª quinzena de outubro confirma a pesquisa de intenção de compras da ACSP que apontava que mais de um terço dos consumidores pretendia presentear na data
Impulsionado pelas compras do Dia das Crianças e pelas vendas no e-commerce, o varejo paulistano registrou alta de 33,8% na primeira quinzena de outubro comparado a igual período de setembro. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em amostra da Boa Vista SA.
O resultado, de acordo com Marcel Solimeo, economista da ACSP, já era esperado e confirma a pesquisa de intenção de compras que apontou que 35,7% dos brasileiros pretendiam presentear os filhos na data.
Roupas, calçados e acessórios representaram a maior parte das compras dos consumidores, mas também entraram para a lista brinquedos como boneca, bola de futebol, bicicleta e carrinho.
“O indicador é melhor em outubro porque há uma data comemorativa e, naturalmente, possibilita maior movimentação para o varejo”, explica o economista.
Comparando os primeiros quinze dias de outubro com igual período em 2020, a alta é de 17,6%.
Mesmo assim, o crescimento das vendas ainda não atingiu o patamar registrado em 2019, quando não havia o impacto da pandemia, destaca Solimeo. “Com menos restrições e mais tempo para se programarem, os consumidores estão aos poucos indo às compras. Assim, recuperamos o patamar de vendas anterior, mas não as perdas ocorridas com a pandemia.”
Ainda de acordo com o economista, o crescimento efetivo só deve ser registrado a partir de dezembro, puxado por fatores como o ritmo da vacinação, a retomada da confiança do consumidor para compras, a continuidade do auxílio emergencial e a oferta de crédito disponível no mercado.
“O auxílio emergencial tem ajudado até aqui os mais pobres, por isso é essencial que seja mantido. Mas os fatores negativos são a inflação e o desemprego, que continuam em patamares altos”, diz Solimeo.
FOTO: Fernando Frazão/Agência Brasil
Fonte: do Diário do Comércio