As vendas do varejo da capital paulista caíram 6,7% na primeira metade de setembro
A comparação foi feita com igual período do mês anterior. Os dados são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em amostra da Boa Vista.
A expectativa da Associação Comercial de São Paulo é que as vendas terminem o ano no mesmo patamar de 2019, período pré-pandemia
As vendas do varejo da capital paulista retraíram 6,7% na primeira metade de setembro. A comparação foi feita com igual período do mês anterior. Os dados são da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base em amostra da Boa Vista.
Marcel Solimeo, economista da ACSP, explica que a queda em setembro é explicada pela sazonalidade, uma vez que em agosto as compras de presentes para o Dia dos Pais estimularam o setor.
Na comparação interanual, o indicador da ACSP ficou positivo em 16,3%. Neste caso, o resultado positivo tem influência da base de comparação fraca de setembro do ano passado, quando o ritmo das vendas do varejo ainda era influenciado pela pandemia.
Quando o resultado da primeira quinzena de setembro deste ano é confrontado com o de igual período de 2019 – portanto no pré-pandemia – ele revela queda 3,6%. “Não significa que o mês feche com saldo negativo”, pondera Solimeo.
A expectativa do economista para os próximos meses é de retomada ao mesmo nível de 2019. “Existe melhora dos indicadores de emprego, ocupação e maior mobilidade. São fatores que gradativamente influenciam no setor”, pontua.
Fonte: Diário do Comércio SP