Prefeitura de SP mantém uso de máscara, libera escolas, cinemas e teatros de distanciamento mínimo e lança programa De Olho na Carteirinha – 25 NEWS
sexta-feira, 19 abril, 2024

Prefeitura de SP mantém uso de máscara, libera escolas, cinemas e teatros de distanciamento mínimo e lança programa De Olho na Carteirinha

Prefeitura mantém uso de máscara, libera escolas, cinemas e teatros de distanciamento mínimo e lança programa De Olho na Carteirinha

Técnicos farão avaliação da cobertura vacinal de crianças e adolescentes por regiões da cidade. Escolas municipais não terão mais rodízio a partir do dia 25/10 e cinemas e teatros poderão funcionar com capacidade total a partir desta sexta-feira

O uso de máscara de proteção facial contra o coronavírus segue obrigatório na capital e sem data prevista para suspensão. O anúncio foi baseado em estudo científico produzido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), cujo resultado permitiu a liberação do distanciamento mínimo em escolas da rede municipal, teatros e cinemas. As medidas, anunciadas pelo prefeito Ricardo Nunes em coletiva de imprensa virtual nesta quinta-feira (14), incluem também o lançamento do programa De Olho na Carteirinha para assegurar o cumprimento do calendário oficial e a cobertura vacinal de crianças e adolescentes paulistanos.

“Em espaços como teatros e cinemas, onde é obrigatório o distanciamento de um metro, a partir de amanhã já estará liberado. Será possível que se faça a utilização dos espaços sem que tenha o espaçamento de um metro entre uma cadeira e outra”, anunciou o prefeito. “Continua obrigatório o uso da máscara e orientamos que, mesmo com um público com menos de 500 pessoas, façam a comprovação da vacina, cujo documento pode ser obtido por meio do aplicativo E-Saúde. Para eventos com mais de 500 pessoas, continua obrigatório a apresentação do passaporte da vacina”, completou Nunes.

A definição da nova recomendação foi feita com base no método de rastreamento, monitoramento e testagem de contats Rastcov-Sampa Situação Epidemiológica. “O monitoramento e rastreamento dos casos de contado da Covid-19 é uma das medidas estratégicas para que a gente consiga reduzir a transmissão doença. Essa estratégia possibilita que a gente identifique e isole novos casos, prevenindo o surgimento de casos secundários”, explicou a coordenadora do núcleo epidemiológico da Vigilância Sanitária, Paula Bisordi Ferreira.

O objetivo da ação foi compreender a dinâmica da transmissão Covid-19 entre os contatos próximos de casos confirmados frente ao cenário de predominância da variante Delta.

“O estudo nos recomenda a utilização de máscaras tanto em ambientes fechados como em ambientes abertos. Nós iremos fazer uma nova rodada desse estudo até o dia 10 de novembro, mas permanece o uso obrigatório de máscara na cidade de São Paulo”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Educação

A partir do dia 25 de outubro não será mais necessário respeitar o distanciamento de um metro entre as carteiras nas escolas da rede de Educação da capital.

“A questão do rodízio passa a ser superada a partir de 25 de outubro e, também, vamos enviar um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a prioridade da vacinação para os profissionais da educação, como fizemos pouco tempo atrás com o reforço da terceira dose para os profissionais da Saúde”, finalizou o prefeito Ricardo Nunes.

Carteirinha

A Prefeitura lançará o “De olho na Carteirinha”, para o aumento da cobertura vacinal. A Secretaria da Saúde disponibilizará uma plataforma on-line para a digitalização de dados de crianças e adolescentes com as carteirinhas atrasadas. Essas informações serão enviadas para as unidades de saúde que farão a busca ativa. As escolas também farão o alerta sobre as vacinas atrasadas.

Fonte: De Secretaria Especial de Comunicação

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − nove =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist