São Paulo lidera ranking das cidades mais inteligentes e conectadas – 25 NEWS
sexta-feira, 26 abril, 2024

São Paulo lidera ranking das cidades mais inteligentes e conectadas

Pelo segundo ano consecutivo, inovações realizadas na capital paulista ficaram em primeiro lugar no Brasil

São Paulo lidera ranking das cidades mais inteligentes e conectadas

Pelo segundo ano consecutivo, inovações realizadas na capital paulista ficaram em primeiro lugar no Brasil

ranking Connected Smart Cities, criado pela Necta e Urban Systems, classificou pela quarta vez São Paulo como a primeira cidade entre as 10 mais conectadas da região Sudeste, de cidade com mais de 500 mil habitantes e, pela 7ª vez consecutiva, vencedora na categoria Mobilidade e Acessibilidade. “São Paulo é um ecossistema de inovação vivo em constante desenvolvimento. Vamos fazer um ambiente cada vez melhor e mais inteligente para os negócios e, principalmente, mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas, explicou o prefeito Ricardo Nunes ao jornal Estado de S. Paulo.

Outros destaques que contribuíram para a boa colocação da cidade estão a criação de três polos tecnológicos, o percentual de 4,4% dos empregos formais no setor de tecnologia e 4,5% no setor de educação. Além disso, uma pesquisa feita em julho deste ano apontou a capital como a segunda melhor cidade da América Latina para empreender

Esta foi a 7ª edição do Ranking Connected Smart Cities, criado para a construção de um panorama dos 677 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes de acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A ação tem o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no país e, para isso, conta com uma metodologia própria de ponderação de indicadores, chamada Índice de Qualidade Mercadológica.

Foram analisadas 677 cidades: 49 com mais de 500 mil habitantes, 277 com 100 mil a 500 mil habitantes e 351 com 50 mil a 100 mil habitantes. Além de considerar os indicadores de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o ranking avalia conceitos de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais dos municípios e sustentabilidade econômica. Esta análise permite comparações entre gestões e fornece referências importantes para a melhoria de políticas públicas, gerando um impacto positivo na qualidade de vida da população.

Mobilidade e Acessibilidade
A cidade de São Paulo é o símbolo nacional de mobilidade urbana devido a sua variedade de modais disponibilizada, que vai de ciclovias a aeroportos, trazendo a liderança neste quesito nas sete edições do ranking.

A Prefeitura consolidou a agenda da mobilidade ativa, com aproveitamento do espaço urbano, ampliação da intermodalidade e a interface entre os deslocamentos a pé e de bicicleta com o transporte público. O trabalho vem sendo feito para ampliar as conexões entre os modais e tem, cada vez mais, foco nos pedestres, ciclistas e motociclistas, que são os mais vulneráveis e precisam de maior proteção e segurança nas suas viagens.

O incentivo à mobilidade ativa também traz ganhos ambientais e de saúde para a população. A cidade de São Paulo tem hoje a maior malha cicloviária do país, com 684 km de extensão. A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) continuam trabalhando na expansão e requalificação da rede de ciclovias e ciclofaixas. Atualmente estão em obras 4 km de novas conexões nas avenidas Miguel Conejo e João Paulo I.

Plano de Metas 2021-2024 prevê a criação de mais 300 km de novas estruturas cicloviárias. No final de julho, foram entregues as propostas para duas concorrências que, juntas, somam mais 48 km de novas conexões. Desde o lançamento do Plano Cicloviário, em dezembro de 2019, foram entregues 181 km de novas vias para ciclistas. Também foram requalificados 321 km da malha existente, com a troca do pavimento e a implantação do novo padrão de sinalização, com aplicação da tinta vermelha na aproximação com os cruzamentos, além da instalação de tachões a cada metro, para aumentar a segurança dos ciclistas.

Uma cidade inteligente também é aquela que cria espaços de convivência democráticos e acessíveis. A Prefeitura tem diversas iniciativas nesse sentido, como a consolidação do Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias – que servirá como guia para a execução de obras no espaço viário da cidade, garantindo a acessibilidade, a segurança e o bem-estar de todos os usuários desses espaços públicos. O Manual está disponível no endereço www.manualurbano.prefeitura.sp.gov.br

A capital também se destaca por sua inovação, por ter sido uma das primeiras a implementar o Bilhete Único, permitindo o pagamento via Pix, no uso de semáforos inteligentes para o ordenamento do trânsito e por suas ciclovias. Além disso, o município conta com uma frota com quase 10 mil veículos de baixa emissão de poluentes.

Histórico
Realizado desde 2015, a Cidade de São Paulo venceu o troféu do Ranking Connected Smart Cities (geral) e foi considerada a cidade mais inteligente e conectada em 2016, 2017 e 2020, neste último, o prefeito Bruno Covas recebeu o prêmio e gravou vídeo de agradecimento.

 

Incentivo ao empreendedorismo
Hoje, a cidade de São Paulo possui uma excelente infraestrutura como maior centro financeiro, qualidade de internet, acessos facilitados tanto pelo ar, terra ou mar com excelentes rodovias e aeroportos, além de apoio e financiamento a startups e microempresário. Essas qualidades foram reconhecidas em recente pesquisa que apontou a cidade de São Paulo como segundo melhor município da América Latina para se empreender. O levantamento foi realizado pela plataforma de comércio eletrônico Orbelo, especializada em empreendedorismo. Clique aqui e saiba mais

“Megacidades do Futuro”
Em abril deste ano a cidade de São Paulo foi incluída no “Global Cities of the Future 2021/ 2022”, ranking internacional elaborado pela consultoria fDi Intelligence. O município ocupa o quarto lugar na lista das dez “Megacidades do Futuro” com melhores estratégias para atração de Investimento Estrangeiro Direto (IED) e o décimo lugar, entre as megacidades, na perspectiva “Capital Humano e Estilo de Vida”.

O principal impacto para a capital paulista em participar deste ranking é a projeção internacional. Desta forma, São Paulo passa a ser reconhecida também pelo seu potencial de desenvolvimento e negócios e como uma cidade que tem infraestrutura técnica e profissional para receber investimentos externos. Clique aqui e saiba mais 

 

Associação Nacional das Cidades Inteligentes
A Prodam SP, empresa de tecnologia da Cidade de São Paulo, passou a integrar em junho deste ano a diretoria da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), órgão criado para promover o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre as entidades de Tecnologia da Informação (TI) dos municípios brasileiros e, assim, aprimorar a qualidade de vida e o acesso do cidadão. Clique aqui e saiba mais

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + 1 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist