quarta-feira, 28 outubro, 2026
  • Início
    • Anuncie
    • Sobre Nós
    • Fale Conosco
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Brasil
  • Polícia
  • Edições Impressas
Nenhum Resultado
View All Result
  • Início
    • Anuncie
    • Sobre Nós
    • Fale Conosco
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Brasil
  • Polícia
  • Edições Impressas
Nenhum Resultado
View All Result
25NEWS – Jornal do Centro de SP
Nenhum Resultado
View All Result

ESTAÇÃO WASHINGTON LUÍS É ENTREGUE E COMPLETA PRIMEIRA ETAPA DA LINHA 17-OURO

Novo terminal amplia a ligação do Aeroporto de Congonhas com a rede sobre trilhos; operação começa gratuitamente, em horário reduzido e com troca de trem na Estação Brooklin Paulista

25news por 25news
1 de julho de 2026
em Brasil, Transporte público
A A
0
ESTAÇÃO WASHINGTON LUÍS É ENTREGUE E COMPLETA PRIMEIRA ETAPA DA LINHA 17-OURO
CompartilharPostar no XCompartilhar

ESTAÇÃO WASHINGTON LUÍS É ENTREGUE E COMPLETA PRIMEIRA ETAPA DA LINHA 17-OURO

Novo terminal amplia a ligação do Aeroporto de Congonhas com a rede sobre trilhos; operação começa gratuitamente, em horário reduzido e com troca de trem na Estação Brooklin Paulista

Centro Histórico da Cidade de São Paulo, quarta-feira, 1º de julho de 2026

Por Redação Jornal25News
Com informações da Agência SP e do Metrô de São Paulo


LEITURA RÁPIDA — 1 MINUTO

O Governo de São Paulo entregou, nesta terça-feira, 30 de junho, a Estação Washington Luís, na zona sul da capital. Com a abertura do novo terminal, a Linha 17-Ouro passa a operar com oito estações e 6,7 quilômetros de extensão, completando a primeira etapa do projeto.

A linha conecta o Aeroporto de Congonhas à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e à Linha 9-Esmeralda, na Estação Morumbi. O investimento total informado pelo governo estadual é de aproximadamente R$ 5,9 bilhões. A expectativa é de que o ramal transporte cerca de 100 mil passageiros por dia quando estiver em operação plena.

A Estação Washington Luís funcionará inicialmente de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, com embarque gratuito durante a operação transitória.

O passageiro que desejar chegar à nova estação deverá trocar de trem em Brooklin Paulista. O mesmo procedimento será necessário para quem sair de Washington Luís em direção a Congonhas, Morumbi ou às demais estações.


LEITURA INTEGRAL

NOVA ESTAÇÃO COMPLETA A PRIMEIRA FASE

A Estação Washington Luís começou a receber passageiros nesta terça-feira, 30 de junho, concluindo a primeira fase da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo.

O novo trecho possui aproximadamente 800 metros e liga a Estação Brooklin Paulista ao terminal Washington Luís, localizado na confluência das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís.

A Linha 17-Ouro havia iniciado a operação em 31 de março com sete estações. Com a inclusão de Washington Luís, o ramal passa a contar com as oito estações previstas nesta etapa.

Segundo o governo estadual, a estação deverá receber cerca de 10 mil passageiros por dia.

OPERAÇÃO GRATUITA E EM HORÁRIO REDUZIDO

A estação começa a funcionar dentro do modelo de operação transitória adotado na Linha 17-Ouro.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, com entrada gratuita.

Durante esse período, técnicos do Metrô acompanham o funcionamento dos trens, dos sistemas de controle, das portas de plataforma e dos equipamentos instalados nas estações.

A previsão é de ampliação progressiva dos dias e horários de atendimento, de acordo com a entrada de novas composições, os ajustes operacionais e os resultados dos testes realizados durante o transporte de passageiros.

LINHA PASSA A OPERAR EM FORMATO DE “Y”

Com a abertura de Washington Luís, a Linha 17-Ouro passa a funcionar em um modelo de bifurcação conhecido como “formato Y”.

A linha terá três destinos finais:

Morumbi
Aeroporto de Congonhas
Washington Luís

Segundo o Governo de São Paulo, trata-se da primeira linha da rede metroviária paulista a operar com três estações diferentes como destinos finais.

PASSAGEIRO PRECISARÁ TROCAR DE TREM

Durante a fase transitória, dois trens continuarão circulando entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas.

Uma terceira composição fará exclusivamente o trajeto entre Brooklin Paulista e Washington Luís, indo e voltando pela mesma via.

Por isso, o passageiro que embarcar em Morumbi, Congonhas ou em outra estação com destino a Washington Luís deverá desembarcar em Brooklin Paulista e trocar de trem.

Quem embarcar em Washington Luís e quiser seguir para Congonhas, Morumbi ou outra estação também precisará realizar a transferência em Brooklin Paulista.

A baldeação será necessária apenas durante o modelo inicial de operação.

VIAGENS ENTRE MORUMBI E CONGONHAS NÃO MUDAM

Para os passageiros que utilizam o trecho principal da Linha 17-Ouro, não haverá alteração.

Os trens continuarão realizando o trajeto entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas, atendendo as estações intermediárias.

A troca em Brooklin Paulista será necessária somente para quem tiver Washington Luís como origem ou destino.

Monitores instalados nas plataformas, avisos sonoros e funcionários do Metrô orientarão os passageiros sobre o destino de cada composição.

OPERAÇÃO DIRETA ESTÁ PREVISTA PARA O FUTURO

Com a entrada de novos trens e o avanço dos sistemas operacionais, o Metrô pretende substituir o modelo inicial por uma circulação em carrossel.

Nesse formato, as composições poderão seguir por uma via e retornar pela outra, permitindo viagens diretas entre Morumbi e Washington Luís e entre outros pontos da linha.

A mudança também deverá possibilitar a redução dos intervalos, a ampliação dos horários e a circulação de mais trens.

O governo não informou uma data definitiva para o início desse novo modelo.

ESTRUTURA DA ESTAÇÃO

A Estação Washington Luís possui aproximadamente 4,5 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em três níveis.

A estrutura conta com:

  • oito escadas rolantes;
  • oito escadas fixas;
  • quatro elevadores;
  • pisos táteis;
  • sanitários adaptados;
  • portas automáticas nas plataformas;
  • iluminação e ventilação naturais;
  • sistema de aproveitamento de água da chuva.

O terminal possui um acesso próximo ao encontro das avenidas Jornalista Roberto Marinho e Washington Luís.

Uma segunda entrada está localizada no lado oposto da Avenida Roberto Marinho, próxima à Rua Visconde de Ourém.

Os acessos são ligados por uma passarela metálica fechada e coberta, que também permite a travessia de pedestres sobre a avenida.

CONSTRUÇÃO SOBRE O PISCINÃO ÁGUA ESPRAIADA

A estação foi construída ao lado do Pátio de Manutenção da Linha 17-Ouro, sobre o Piscinão Água Espraiada.

Para viabilizar o projeto, foi instalada uma laje estrutural destinada a sustentar o terminal e o pátio de manutenção, que possui dois pavimentos.

De acordo com o governo estadual, a obra foi executada sem comprometer a capacidade de armazenamento do reservatório, utilizado para ajudar no controle de enchentes na região.

LINHA LIGA CONGONHAS À REDE SOBRE TRILHOS

A Linha 17-Ouro possui 6,7 quilômetros de extensão operacional e oito estações elevadas.

O monotrilho conecta o Aeroporto de Congonhas à Linha 5-Lilás, em Campo Belo, e à Linha 9-Esmeralda, em Morumbi.

As estações da primeira etapa são:

  • Morumbi;
  • Chucri Zaidan;
  • Vila Cordeiro;
  • Campo Belo;
  • Vereador José Diniz;
  • Brooklin Paulista;
  • Aeroporto de Congonhas;
  • Washington Luís.

O projeto prevê uma frota de 14 trens. Cada composição possui cinco carros interligados e capacidade para até 616 passageiros.

GOVERNO PLANEJA NOVAS EXTENSÕES

Durante a entrega, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o Estado trabalha na preparação dos projetos para ampliar a Linha 17-Ouro.

Uma das extensões estudadas seguirá no sentido oeste, com destino a Paraisópolis. O planejamento apresentado anteriormente inclui 4,6 quilômetros adicionais e quatro novas estações: Américo Maurano, Vila Paulista, Panamby e Paraisópolis.

Também existem estudos para uma futura ampliação no sentido leste, em direção à região do Jabaquara.

A execução das extensões dependerá da conclusão dos projetos de engenharia, das desapropriações, da contratação das obras e da disponibilidade dos recursos necessários.


APOIO INSTITUCIONAL

Ibrachina – Instituto Sociocultural Brasil-China
APECC – Associação Paulista de Empreendedores
Shopping Circuito das Compras – O Maior Shopping Popular do Brasil
Calabria – Oportunidades de Negócios
Advocacia Marcovicchio
Lit Digital

REDES SOCIAIS

Quer saber tudo em tempo real?

Acesse: jornal25news.com.br

Inscreva-se no Canal 25NEWS-BRAZIL e acompanhe o Jornal25News no Facebook, Instagram, X e YouTube.

Jornal25News – Independente, igual a você.
A voz que não se cala. A notícia que não se vende.
Jornalismo com Responsabilidade Social.

VEJA TAMBÉM

TRILHOS SOB TESTE: CONCESSIONÁRIA REASSUME LINHAS EM SP
Transporte público

TRILHOS SOB TESTE: CONCESSIONÁRIA REASSUME LINHAS EM SP

Presidente do PT sinaliza colocar militâncias nas ruas   se as eleições de Lula não forem reconhecidas por Trump e Flávio
Brasil

Presidente do PT sinaliza colocar militâncias nas ruas se as eleições de Lula não forem reconhecidas por Trump e Flávio

APAGÃO LOGÍSTICO: METRÔ INVESTIGA FALTA DE FUNCIONÁRIOS
Cidade

APAGÃO LOGÍSTICO: METRÔ INVESTIGA FALTA DE FUNCIONÁRIOS

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Animais de Estimação
  • Arte
  • Automóveis
  • Bitcoin
  • Brasil
  • Celebridade
  • Cidadania
  • Cidade
  • Criptoativos
  • Culinária
  • Cultura
  • Direito
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Edições impressas do Jornal 25 News
  • Editorial
  • Educação
  • ELEIÇÃO 2024
  • Empreendedorismo
  • Esporte
  • Estatística
  • Fé
  • Futebol com Pedro Valentini
  • Gastronomia
  • Geração 60+
  • Internacional
  • Internet
  • Justiça
  • Negócios e Oportunidades
  • Notícias do Parlamento
  • Personalidade
  • Pet
  • PET friendly
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Saúde Emocional
  • Segurança
  • Semeador
  • Shows
  • Streaming, Filmes e Séries
  • Tecnologia
  • Tempo
  • Trabalho
  • Transporte público
  • Turismo
  • Veículos
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Fale Conosco

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

Nenhum Resultado
View All Result
  • Início
    • Anuncie
    • Sobre Nós
    • Fale Conosco
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Brasil
  • Polícia
  • Edições Impressas

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas