O programa Schwarzman Scholars Full Scholarship oferece a oportunidade de mestrado internacional de um ano na Tsinghua University. Trata-se de uma das principais instituições de ensino da China. Conforme o ranking Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, a universidade está entre as 20 melhores do mundo.
De acordo com a Schwarzman Scholars, seu objetivo é “construir uma comunidade global de futuros líderes para aprofundar o entendimento entre a China e o mundo”. Por isso, oferece a primeira bolsa de estudos integral criada para responder ao contexto geopolítico do século XXI.
Os estudantes brasileiros interessados devem encaminhar a documentação até o dia 20 de setembro de 2022. Para mais informações sobre o processo de candidatura acesse o site oficial.
O curso é dividido em três partes:
- Currículo fixo: É a base para o mestrado. Inclui aulas de relações internacionais e estudos sobre a China. Também há classes focadas em liderança em áreas como negócios, história, educação e temas relacionados.
- Cursos eletivos: Os ganhadores da bolsa podem cursar disciplinas eletivas em diversas áreas. Os estudos não estão diretamente relacionados com o programa do mestrado.
- Atividades extraclasse: Bolsistas têm a opção de curso de mandarim, estágios e mentoria.
Requisitos para candidatura
Os alunos interessados devem ter entre 18 e 28 anos e possuir diploma de graduação em qualquer área. Também precisam comprovar proficiência em inglês, como TOEFL ou IELTS.
Cada candidato precisa enviar três cartas de recomendação. São necessários dois essays. O primeiro é pessoal, falando sobre como o programa ajudará sua carreira e detalhar suas habilidades de liderança. O outro é um texto sobre atualidades.
É necessário ainda incluir o histórico escolar completo e um currículo. Há opção de gravar um vídeo de apresentação com até um minuto.
Alunos que não se formaram podem se candidatar caso concluam o curso neste semestre e recebam o diploma até o dia 1º de agosto.
Fonte: Ibrachina