Vale do Anhangabaú é reaberto ao público – 25 NEWS
quinta-feira, 25 abril, 2024

Vale do Anhangabaú é reaberto ao público

O espaço recebeu a população paulistana com uma programação cultural de eventos e atividades

Com protocolos de saúde e segurança, Vale do Anhangabaú é reaberto

O espaço recebeu a população paulistana com uma programação cultural de eventos e atividades

Cumprindo todos os protocolos de saúde e combate ao coronavírus, a Prefeitura de São Paulo reabriu, a partir de hoje (25), o Vale do Anhangabaú, das 08h às 12h. O espaço recebeu a população paulistana com uma programação cultural de eventos e atividades coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

“Hoje é um dia de bastante alegria para a cidade de São Paulo, com a reabertura do Vale do Anhangabaú. É muito bonito ver as pessoas brincando e participando aqui”, afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

O processo de reabertura aconteceu, pois a capital atingiu 80% de imunização do público elegível com ao menos uma dose da vacina. As atividades foram realizadas com distanciamento social e os participantes utilizaram máscaras durante todo o período no local.

A retomada das atividades no município acontece com cautela e respeitando as decisões das autoridades sanitárias. “A Prefeitura de São Paulo, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prioriza os espaços abertos, que são a Paulista, os parques, CDCs e Anhangabaú, as calçadas dos comércios”, explicou Nunes.

As reformas realizadas no local foram percebidas, positivamente, pela população. “O Anhangabaú vai dar uma outra cara para o Centro. Antes, uma vez ou outra, eu vinha aqui aos domingos, mas não tinha muito o que fazer. A reforma trouxe uma sensação de segurança, espero voltar aqui outras vezes”, disse o morador da região, Plinio Mendonça.

Participaram da reabertura, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, os vereadores André Santos, Thammy Miranda e João Jorge. Os secretários de Subprefeituras, Alexandre Modonezi, Segurança Urbana, Elza Paulina, Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, e Cultura em exercício, Taís Lara, também estiveram presentes.

Programação cultural
A SMC elaborou uma programação de intervenções no Vale, entre as quais exposição em homenagem aos profissionais da saúde e a intervenção do coletivo SHN, com ilustrações de pessoas de máscaras em bandeirolas, fazendo alusão ao momento da pandemia da Covid-19. As ações começaram neste domingo (25).

Com nove painéis distribuídos pelo Vale, a Exposição “Olhares da Linha de Frente” traz retratos de profissionais que atuaram na linha de frente do combate à Covid-19. As pinturas são assinadas pelo artista Alexandre Ignácio Alves. Dialogando com o tema da pandemia, o coletivo SHN traz ilustrações de pessoas de máscaras nas bandeirolas, penduradas nos postes de iluminação do Vale.

Entre as outras intervenções, está a instalação “Anhagabaú: Um rio de luz e resistência”, do Studio Visualfarm, que ocupa a nova fonte do vale com projeções e lasers. Serão realizados dois espetáculos por semana, às terças e quintas, totalizando vinte apresentações, a partir de 29 de julho. Outro destaque são as intervenções nos quiosques do Vale — cada um dos 11 quiosques receberá uma diferente.

Grupos teatrais consagrados da cidade, Os Satyros e Pia Fraus organizam visitas guiadas lúdicas ao Vale do Anhangabaú. A atividade, com um grupo para o público em geral e outro para o público infantil e familiar, trará curiosidades e fatos da história do Vale e da região.

Valorizando a importância histórica do Vale, a exposição “O Vale em Constante Mutação” traz um resgate histórico e afetivo das constantes transformações pelas quais o Vale do Anhangabaú passou. A curadoria foi feita em parceria do Museu da Cidade de São Paulo com o Departamento de Patrimônio Histórico, ambos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Fiscalização
A Subprefeitura Sé ampliou as equipes de fiscalização em combate ao comércio irregular para atender o local aos domingos. Quatro equipes atuam na região do Anhangabaú. A Avenida Paulista, que foi reaberta no último domingo (18), também conta com equipes de fiscalização. A operação conta com o apoio da Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada, e da Guarda Civil Metropolitana.

Durante a abertura experimental do local, o prefeito salientou que o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social serão amplamente fiscalizados e, em caso de descumprimento, autuados. “Assim que desci do carro, já me falaram de uma funcionária da empresa terceirizada, a empresa será autuada e multada, pois é responsabilidade de uma empresa, principalmente se é terceirizada da Prefeitura, orientar os seus funcionários”, destacou Nunes.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

14 − 11 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist