Prefeitura SP: Reforma de calçadas na esquina histórica da Avenidas Ipiranga e São João – 25 NEWS
quarta-feira, 17 abril, 2024

Prefeitura SP: Reforma de calçadas na esquina histórica da Avenidas Ipiranga e São João

Reforma de calçadas, restauração dos postes ornamentais de iluminação, novas placas de identificação das ruas, ordenamento da fiação elétrica aérea e recapeamento asfáltico são as intervenções previstas

Prefeitura SP: Reforma de calçadas na esquina histórica da Avenidas Ipiranga e São João

Reforma de calçadas, restauração dos postes ornamentais de iluminação, novas placas de identificação das ruas, ordenamento da fiação elétrica aérea e recapeamento asfáltico são as intervenções previstas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Urbanismo e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, iniciou, neste mês de abril, às obras de requalificação e valorização do entorno do cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, no centro da cidade. O Projeto Esquina Histórica prevê a reforma de calçadas e travessias de pedestres, restauração dos postes ornamentais de iluminação, novas placas de identificação das ruas, ordenamento da fiação elétrica aérea, e recapeamento asfáltico, entre outras ações. A região também ganhará uma praça. O objetivo é resgatar o local como ponto de visitação e contribuir para o plano de requalificação da região central.

A preparação para a obra, iniciada agora em abril, começou em fevereiro deste ano. Foram desenvolvidos estudos de topografia, projetos básico e executivo e plano de ação. O custo da obra está estimado em R$ 4,9 milhões e é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). A expectativa de conclusão é de 180 dias.

As intervenções serão realizadas na Avenida Ipiranga (entre a Praça da República e a Avenida Rio Branco) e na região formada pelo encontro das ruas Conselheiro Nebias e dos Timbiras e Avenida São João.

As obras serão executadas em etapas. Elas se iniciaram nas calçadas da Avenida Ipiranga, no trecho entre as Avenidas Rio Branco e Rua do Boticário. Para esse e demais passeios públicos da área de intervenção, o Município implantará piso de concreto para proporcionar caminhos mais seguros à população. Esta ação levará em consideração a acessibilidade e o patrimônio histórico. Todas as guias feitas de granito e que remetem a uma São Paulo antiga serão preservadas. Nas esquinas, elas serão rebaixadas para ampliar a acessibilidade a qualquer cidadão.

Ainda na região da Avenida Ipiranga, a Prefeitura implantará uma faixa de pedestre em formato de “x” (diagonal) para tornar mais rápida e segura a travessia. Também são previstas a restauração dos postes ornamentais de iluminação, a instalação de novas placas de identificação das ruas, o ordenamento da fiação elétrica aérea e o recapeamento asfáltico.

O projeto propõe ainda para o local a instalação de quatro esculturas em bronze como homenagem a personalidades marcantes da história da São Paulo antiga. São eles: os músicos e compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini e profissionais tradicionais conhecidos como fotógrafo de lambe-lambe e tocador de realejo. As estátuas foram definidas junto à Secretaria Executiva de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET).

Para a área situada entre a Rua Conselheiro Nebias, Rua dos Timbiras e Avenida São João, será implantada uma praça. A ideia é requalificá-la por meio da ampliação das calçadas, redução das travessias, revitalização dos postes de iluminação existentes e ampliação de novos pontos de luz para pedestres. A instalação de mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e a manutenção e plantio de novas árvores também serão executados.

O Projeto Esquina Histórica integra um amplo plano de requalificação da região central. Ele inclui outras ações, como a requalificação de calçadões e calçadas do Centro Histórico, a reforma do Vale do Anhangabaú, o Parque Augusta – Prefeito Bruno Covas, o Belvedere Roosevelt, o uso do Elevado João Goulart (Minhocão) como espaço de lazer e o Programa Requalifica Centro, que incentiva o retrofit de prédios antigos da região.

A expectativa é que esses projetos promovam transformações no centro de modo a atrair investimentos e estimular que proprietários promovam melhorias em edifícios do local, como a restauração de fachadas. Para essa opção, a SP Urbanismo desenvolveu o Manual do Centro Histórico. Clique para acessá-lo.

 

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo
Telefones:
 3113-8835/ 3113-8831
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de Imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br

Ações

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 12 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist