Parque Buenos Aires completa 108 anos – 25 NEWS
sexta-feira, 26 abril, 2024

Parque Buenos Aires completa 108 anos

Desde que foi criado como uma praça Espaço é tombado pelo CONPRESP

Patrimônio de Higienópolis, Parque Buenos Aires completa 108 anos desde que foi criado como uma praça

Espaço é tombado pelo CONPRESP e homenageia a capital da Argentina

Mais que centenário e patrimônio do bairro de Higienópolis, o Parque Buenos Aires está comemorando seu aniversário de número 108. Criado em 24 de setembro de 1913, foi considerado praça até 1987. O espaço foi projetado pelo arquiteto paisagista francês Bouvard, para preservar a vista sobre o Vale do Anhangabaú. A ideia inicial previa uma elevação central com mirante, onde foi instalado um telescópio e um espelho d´água.

As esculturas se destacam ali, como o “Veado Atacado” e o “Leão Atacado”, originárias da França e esculpidas em bronze, além da “Mãe”, de Caetano Fraccaroli, esculpida num só bloco de mármore. O estilo musical e a dança típica da Argentina também são homenageados na obra “O Tango’, de Roberto Vivas, feita em bronze e granito. Também faz parte do acervo a cópia da escultura em bronze “Emigrantes”, de Lasar Segall. Está sendo finalizado o restauro do chafariz “Anfitrite e Tritão”. Na mitologia grega, Anfitrite é uma deusa do mar e Tritão um deus violento, normalmente representado com uma concha marinha na mão. Quando a soprava, produzia um ruído muito potente.

O Parque Buenos Aires é tombado pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e possui uma área para apresentações culturais chamada “Praça das Mães”, um gramado para piquenique, playground, aparelhos de ginástica e um cachorródromo (cercado para cães). É um local para contemplação, caminhadas e relaxamento, muito utilizado para meditações. Os sanitários são acessíveis.

Já foram registradas 80 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção o palmito-jussara, o jequitibá-rosa, o pau-brasil e o pinheiro-do-paraná. A vegetação é composta por bosque heterogêneo, áreas ajardinadas, alamedas e gramados. Em sua fauna, foram catalogadas 57 espécies, sendo 50 aves (como o tico-tico, sabiá-laranjeira e pardal), duas de mamíferos (gambás-de-orelha-preta e saguis), uma de molusco, duas de insetos e outras duas de aranhas.

Fonte>Secom/Prefeitura de SP

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 2 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist