Mercadão tem projeto de ampliação e modernização – 25 NEWS
quarta-feira, 17 abril, 2024

Mercadão tem projeto de ampliação e modernização

Cartão-Postal do Centro histórico da Cidade de São Paulo está mudando para melhor

O Mercado Municipal Paulistano, comumente chamado de Mercadão, é um dos mais conhecidos cartões-postais de São Paulo.

Projetado pelo escritório de arquitetura de Francisco de Paula Ramos de Azevedo e pelo arquiteto italiano Felisberto Ranzini, a construção imponente no centro da capital paulista foi inaugurada em 25 de janeiro de 1933.

É um marco de representatividade econômica, política e social, pois surgiu como resultado direto do desenvolvimento urbano aquecido pela economia pujante da produção cafeeira.

Originalmente, tinha como finalidade ser um armazém comercial de atacado e varejo, sendo um marco nos sistemas de abastecimento da cidade. Permaneceu assim até o início do século 21. Em 2004 o prédio passou por uma grande restauração, promovida pelo Programa de Revitalização do Centro de São Paulo, implementado pela prefeitura da época. Foram restaurados os vitrais e sua fachada, além de construído um mezanino para abrigar bares e restaurantes.

Em 2006, surgiu o Mercado Gourmet, uma cozinha totalmente equipada para aulas e eventos ligados à gastronomia. Posteriormente, em 2008 e 2011, o edifício sofreu novas reformas pontuais para oferecer mais segurança aos visitantes.

Atualmente, o Mercadão abriga diferentes tipos de mercadorias, como frutas exóticas e carnes de todos os tipos, além de oferecer a maior experiência gastronômica da cidade, sendo um ponto de referência para a região central da capital paulistana.

Desde abril de 2021, a Mercado SP SPE S.A. administra o local, após assinar um contrato de concessão com a prefeitura de São Paulo para restauro, reforma, operação e manutenção do espaço. Surgiu, assim, um novo conceito para o Mercadão, que inclui a realização de obras como a reforma da cobertura, incluindo sua impermeabilização, e ajuste de toda a rede de prevenção de incêndio.

A premissa para todas as novas iniciativas da Concessionária é a sustentabilidade do negócio. Para isso, pretende modernizar o Mercado Municipal, tornando-o não apenas um ponto turístico pelas suas características históricas, mas também pelas inovações tecnológicas, aliado a um projeto de revitalização do seu entorno, que inclui o centro comercial da cidade de São Paulo.

Estão previstos:

Reformas e Restauro

Serão melhoradas a estrutura do Mercado e do estacionamento. Haverá também uma reforma para melhorias nas escadas, acessos, sinalização e elevadores.

Novos Espaços

Está previsto o desenvolvimento dos novos espaços e áreas de experiência. Isso inclui  mais restaurantes e locais para realização de eventos.Já está em andamento o projeto do Auditório/Music Hall, onde serão produzidas apresentações artísticas, culturais e educativas de todos os estilos.

Gastronomia

O calendário de atividades para os próximos anos inclui aulas de cozinha em parcerias com escolas, eventos gourmet em parceria com chefs e marcas, espaço de degustação de vinhos (enoteca).

Fonte: APECC

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