A implantação de Áreas Calmas e seus benefícios para ampliar a segurança viária, a saúde e o bem-estar da população foi o centro do debate no terceiro webinar internacional da série “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade”, que integra o movimento Maio Amarelo de 2021.
O evento on-line realizado nesta quarta-feira (19) discutiu a importância da adoção de limites de velocidade de 30 km/h em vias com grande circulação de pedestres e ciclistas e da conscientização da população sobre os riscos associados a velocidades excessivas.
“Quando se promove essas Vias Calmas, a gente não reduz apenas os sinistros de trânsito. A gente promove qualidade do ar, a atividade física e a saúde mental, com mais convívio humano, menos estresse e mais segurança de modo geral, pois ruas mais frequentadas produzem um ambiente menos hostil”, disse Victor Pavarino, assessor da Unidade Técnica de Determinantes da Saúde, Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da Opas/OMS na abertura do painel.
Ele enfatizou que 1,3 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em ocorrências de trânsito, que a velocidade é um dos principais fatores de risco para as fatalidades e reafirmou que a implantação de zonas com limites de 30km/h são um exemplo prático de medida para a redução de mortes e que seus benefícios vão além da segurança viária.
Na capital paulista, em fevereiro de 2021, os acidentes de trânsito foram a sexta maior causa de chamados do SAMU, com 1.001 atendimentos. Deste total, 434 acidentes envolveram bicicletas e motocicletas. Os números são ainda mais impressionantes quando se verifica que no mesmo período em 2020 foram 210 ocorrências deste tipo, ou seja, um aumento de mais de 206%.
Diante desta situação, reconhecidamente potencializada pela pandemia da Covid-19, é preciso repensar os hábitos de saúde e segurança no trânsito.
No debate, Juan Miguel Velasquez, especialista em transportes do Banco Mundial, afirmou que a redução de 2% na velocidade média mundial pode salvar 100 mil vidas por ano.
Ele citou a promoção do transporte público integrado, o redesenho de calçadas para incentivar a mobilidade ativa, a criação de vias segregadas para bicicletas e o uso de rotatórias bem desenhadas em cruzamentos entre as medidas que já demonstraram alta eficácia para a redução de mortes.
Chefe da assessoria técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Maria Teresa Diniz destacou os avanços obtidos nos últimos anos pelo município. A cidade lançou seu primeiro Plano de Segurança Viária, o Vida Segura, em abril de 2019, baseado no conceito de Visão Zero, segundo o qual nenhuma morte no trânsito é aceitável. Em dezembro de 2020, foi apresentado o Manual de Desenho Urbano e Obras Viárias, que orienta as intervenções no espaço público pensando no compartilhamento seguro das vias por todos os usuários.
Entre as ações implantadas, Maria Teresa elencou, além das Áreas Calmas, os programas Pedestre Seguro, Travessia Segura, Rota Escolar Segura, Territórios Educadores e Vias Seguras, que serão ampliados.
“A gente acaba de apresentar o Programa de Metas 2021-2024, com medidas muito ousadas para continuar atuando em relação à segurança viária”, completou, citando que o programa prevê a implantação de dez projetos de redesenho urbano em várias regiões da cidade e a redução do índice de mortes no trânsito para 4,5 óbitos por 100 mil habitantes.
Os debatedores pontuaram ainda que o que ocorre ou é implantado pela capital paulista é referência para outras cidades no país e no mundo.
Maio Amarelo
“Respeito e Cuidado Salvam Vidas” é o tema do Maio Amarelo 2021 na cidade de São Paulo. Os encontros virtuais fazem parte das ações do movimento internacional de conscientização para redução de sinistros no trânsito.
Desde 2017, a capital abraça o movimento com a promoção de ações que envolvam toda a população e os mais diversos segmentos da administração municipal com ações e debates de temas relevantes ligados à mobilidade urbana.
No dia 26 de maio, o último painel do Maio Amarelo 2021 terá como tema “Gênero, segurança e mobilidade”, e a conversa será entre a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, representantes do Banco Mundial, da ONG Think Olga e da gestão municipal. O webinar será realizado na plataforma Zoom e conta com intérpretes de Libras.
Webinar
Gênero, segurança e mobilidade
26 de maio, das 10h às 11h30
– Secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo, Silvia Grecco
– Pesquisadora em Mobilidade Urbana do Banco Mundial, Hayde Svab
– Assistente de Inovação do Think Olga, Laura Samili da Silva
– Coordenadora do Grupo de Trabalho de Ações Contra Violência de Gênero, Raça e Diversidade na Mobilidade Urbana, Luciana Durand
A transmissão acontecerá pela plataforma Zoom