Meu nome é Fernanda Herbella, sou Delegada de Polícia,e venho aqui falar de um golpe que não é novo.
Mas como muitas pessoas reiteradamente,vem caindo nesse golpe, resolvi tratar desse assunto,porque quanto mais informação dissipamos, menos vítimas teremos.
Esses golpes são referentes a aplicativos de pedido de comida, supermercados e farmácias.
Com a pandemia, agora temos usado demais esses recursos e, aí vem alguns golpistas.
Primeira dica:
-Se o seu cartão de crédito está registrado no aplicativo, você optou por essa forma de pagamento,não caia em nenhuma outra história que venha a partir disso.
Existem golpes que falam ou que o motoboy sofreu algum tipo de acidente, ou que será enviado um prêmio pelo restaurante, então você deverá acertar na hora do recebimento do produto: isso é golpe!
Alguns aplicativos, alertam para não pagar com o cartão em máquinas de crédito no momento da entrega, pois o pagamento é feito exclusivamente dentro do Aplicativo na hora de finalizar o pedido.
Com essas histórias, a pessoa que está esperando a comida, está com visita em casa, ou está com fome, não se dá conta que isso pode ser um golpe.E, na hora do recebimento, cumpre essa solicitação, passando o cartão na máquina.
Primeira coisa o pagamento já foi feito pelo aplicativo e segundo, muitas vezes, o valor é muito alterado. Geralmente as pessoas não percebem isso, principalmente, a noite em que a luz é fraca, e ele digita sua senha, o motoboy faz sua entrega e vai embora, e quando se dá conta o valor tinha um zeo a mais: Exemplo:o pedido que era de R$150,00, acabou virando R$ 1.500,00.
Esse valor não vai para o estabelecimento que vendeu a comida, é um golpe!
Segunda dica:
É em relação à entrega. Os aplicativos hoje, disponibilizam um código para que se tenha certeza que é o próprio entregador da comida. Acontece que, hoje há a possibilidade do cliente compartilhar esse código, antes mesmo de ver o motoboy.
Com isso, muitas entregas não estão sendo feitas, porque o compartilhamento se deu antes, ou compras estão sendo entregues pela metade. O cliente compartilhou o código, o motoboy deixou a entrega, não há uma conferência pessoal e quando percebe, o entregador já foi embora e a compra não está lá. Isso é um golpe que acontece com frequência.
E, por fim, tem que se ter cuidado com a segurança pessoal na hora do recebimento: os prédios tem q ter aqueles compartimentos de entrega ou gaiola ou uma janela, para que não se tenha o contato tão próximo, isso também é algo que deve ser pensado e estruturado, no âmbito do recebimento do produto pedido.
Mais dicas sobre golpes siga meu Instagram delegadafernandaherbella!