Como doar leite humano na capital – 25 NEWS
quinta-feira, 25 abril, 2024

Como doar leite humano na capital

A doação de leite humano é destinada a bebês internados em unidades neonatais que não podem ser amamentados pela própria mãe

Saiba como doar leite humano na capital

A doação de leite humano é destinada a bebês internados em unidades neonatais que não podem ser amamentados pela própria mãe

O leite humano possui uma composição nutricional balanceada, por isso é considerado um alimento completo para atender às necessidades do bebê durante os seis primeiros meses de vida, sem a necessidade de suplementação de água ou qualquer outro alimento nesse período. Após os seis meses, a amamentação pode ser complementada com a introdução de outros alimentos.

Por ser uma fonte de nutrientes e anticorpos que ajudam prevenir doenças e promover o desenvolvimento saudável do recém-nascido, estimular a amamentação é fundamental para o crescimento do bebê. Vale destacar que quanto mais vezes o bebê mama, maior é a produção de leite. Isso ocorre devido ao processo de oferta e procura.

No entanto, há situações em que os bebês não podem ser amamentados pela própria mãe, como é o caso daqueles que estão internados em unidades neonatais. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a importância da doação de leite humano, a fim de salvar vidas. A doação pode ser feita por qualquer mulher saudável que já amamenta e não usa nenhum medicamento que seja incompatível com a amamentação.

Onde doar

Três unidades municipais contam com serviço de Banco de Leite Humano na cidade: o Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo) e o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), que fazem parte da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), além do Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha. A campanha de incentivo à doação de leite humano é contínua, pois sempre são necessárias doadoras.

A mulher que tiver interesse em doar recebe uma rotina de procedimentos para a coleta adequada do leite. Antes da doação é feito um exame de sorologia e sangue. É exigido o uso de máscara, touca e mãos sempre limpas durante a coleta.

Brasil é destaque na doação de leite humano

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Engloba as ações de coleta, processamento e distribuição para os bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

No total, há 222 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros, além de 217 postos de coleta. É possível encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade pelo telefone 136.

Os endereços em todo o país também podem ser consultados pelo portal da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), ligada ao Ministério da Saúde (MS).

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

treze − 9 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist