Cidade de SP ganha prêmio internacional e é eleita a ‘Melhor Cidade Global da Música’ – 25 NEWS
terça-feira, 28 maio, 2024

Cidade de SP ganha prêmio internacional e é eleita a ‘Melhor Cidade Global da Música’

Music Cities Awards premia ações culturais notáveis para o desenvolvimento das cidades

Cidade de SP ganha prêmio internacional e é eleita a ‘Melhor Cidade Global da Música’

Music Cities Awards premia ações culturais notáveis para o desenvolvimento das cidades

20.10.23

 

 

Palco de grandes eventos do mundo da música, como a Virada Cultural, o The Town, Lollapalooza e inúmeros shows que contemplam todos os estilos, São Paulo foi eleita a “Melhor Cidade Global da Música” pela Music Cities Events, em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (18), no Alabama, nos Estados Unidos.

A entidade é parceira oficial da ONU e se dedica a desenvolver e aprimorar práticas socialmente responsáveis e a reduzir o impacto ambiental de eventos globais. Há 12 anos, realiza o prêmio global Music Cities Awards para reconhecer as ações mais notáveis da música para o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

Na edição deste ano, São Paulo concorreu com outras nove cidades na categoria “Melhor Cidade Global da Música” e chegou à final com Manchester, no Reino Unido, e Frutillar, no Chile.

Essa categoria premia o município que apoia ativamente o meio musical, seja com a produção, seja oferecendo infraestrutura para receber eventos. E que também promove a inclusão, desenvolvimento econômico, saúde, turismo, planejamento urbano, economia noturna e construção comunitária, por exemplo.

Não faltam exemplos para comprovar que São Paulo preenche os requisitos, como a realização da Virada Cultural do Pertencimento 2023, que teve a presença de 4 milhões de pessoas, ou ter sido palco de grandes festivais, como o The Town, que atraiu 500 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 1,7 bilhão nos cinco dias de festival.

Durante o Music Cities Convention são apresentadas as melhores práticas adotadas por líderes nas áreas do planeamento urbano, música, desenvolvimento econômico, turismo, meio acadêmico, e também projetos bem-sucedidos desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos e organismos públicos e privados.

“Este prêmio vem para reconhecer a importância de São Paulo no cenário musical internacional, com seus grandes festivais privados e grandes investimentos públicos descentralizados para fazer a cultura chegar à população mais carente onde ela é realmente necessária”, declarou a secretária Municipal de Cultura, Aline Torres.

“A Virada Cultural, o Carnaval de Rua e do sambódromo, o Festival Mário de Andrade, o Mês da Consciência Negra e as festividades de Natal e réveillon são alguns dos grandes exemplos desses investimentos na cultura paulistana”, exemplificou a secretária.

Segundo os organizadores da 12ª edição, este ano foi realizado o maior concurso, com mais de 200 candidaturas provenientes de 25 países espalhados por seis continentes. O evento já passou por pelo Reino Unido, Alemanha, Austrália, China, Coreia do Sul, Canadá e agora está sendo realizado novamente nos Estados Unidos.

O Prêmio possui diversas categorias, que abrangem diversas iniciativas. Em 2023, foram contempladas 11 categorias:

1. Melhor Cidade Global Da Música;

2. Melhor Iniciativa De Apoio À Diversidade E Inclusão Na Música;

3. Melhor Iniciativa De Apoio À Educação Musical E Desenvolvimento De Carreira;

4. Melhor Iniciativa De Turismo Musical;

5. Melhor Iniciativa Usando A Música Para Melhora De Saúde E Bem-estar;

6. Melhor Iniciativa Que Usa Música Para Apoiar A Sustentabilidade Ambiental;

7. Melhor Iniciativa Que Usa A Música Para Desenvolvimento Econômico, Social Ou

Comunitário Em Cidades;

8. Melhor Iniciativa De Economia Noturna;

9. Melhor Uso Da Música Para O Setor Imobiliário Ou Planejamento De Cidades;

10. Melhor Organização Ou Individuo Que Apoia A Música Em Sua Cidade;

11. Melhor Inovação Digital Para Apoio a Músicos ou Música Em Cidades

SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × 1 =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist