China prepara lançamento nacional de sua moeda digital para 2022 – 25 NEWS
sábado, 20 abril, 2024

China prepara lançamento nacional de sua moeda digital para 2022

Cada yuan digital é lastreado e rastreável

O ativo fiduciário digital da China, o yuan digital, também chamado de eCNY, é uma Moeda Digital de Banco Central (CBDC). Isso significa que é totalmente controlada pelo governo. Ela foi usada pela primeira vez no final de 2019, quando o país começou a fazer projetos-piloto em várias cidades, incluindo Pequim.

Desde então, o e-CNY já foi aplicado em mais de 1,32 milhão de cenários, cobrindo pagamentos de serviços públicos, catering, transporte, compras e serviços do governo.

Segundo alguns sites especializados, a China deverá apresentar para o mundo sua opção de moeda digital nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que começarão em 4 de fevereiro de 2022.

Seu sistema é parecido com o de outras stable coins, sendo que cada yuan digital é lastreado e rastreável. Isso a torna estável e evita que especulações financeiras alterem seu valor, como acontece com outras criptomoedas.

A rastreabilidade permite que sejam acompanhados os fluxos monetários, tornando as transações financeiras mais seguras. O governo chinês acredita que a adoção nacional da moeda eletrônica ofereça uma maior inclusão financeira, considerando que hoje a China conta com a maior sua população sem conta bancária do mundo.

No longo prazo, o governo deve tornar essa a principal modalidade de pagamento, substituindo o dinheiro em circulação. A transição deverá ser facilitada pela adoção massiva da população chinesa de pagamentos por celular (parecido com o PIX), cujo funcionamento é muito similar.

Em termos simples, basta os usuários do e-CNY fazem o download de suas carteiras digitais no celular e utilizar o QR gerado para fazer pagamentos. Todo o processo é rápido, e existe a possibilidade de também ser feito offline.

Utilização nas Olimpíadas de Inverno

Durante as Olimpíadas de Inverno de Pequim, os consumidores poderão usar o yuan digital em diversos serviços, como transporte, alimentação, hospedagem, compras, viagens, saúde, telecomunicações e entretenimento.

O e-CNY já pode ser utilizado em restaurantes, estandes e máquinas de venda automática. Também foram preparadas infraestruturas de suporte para pagamentos digitais em yuans em atrações turísticas como a Grande Muralha de Badaling, o Museu do Palácio e o Antigo Palácio de Verão.

Em 22 de outubro, um total de 140 milhões de carteiras pessoais foram abertas para o yuan digital, de acordo com dados oficiais. O yuan digital foi disponibilizado em 10 cidades, incluindo Pequim, Xangai e Shenzhen.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 − cinco =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist