Ano Novo Chinês passa a integrar o calendário oficial de Foz do Iguaçu – 25 NEWS
segunda-feira, 29 abril, 2024

Ano Novo Chinês passa a integrar o calendário oficial de Foz do Iguaçu

Câmara dos Vereadores de Foz do Iguaçu aprovou projeto de lei por unanimidade

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, Paraná, aprovou por unanimidade o projeto de lei que inclui a celebração do Ano Novo Chinês no calendário oficial da cidade. A matéria, aprovada hoje (14), segue para sanção do prefeito Chico Brasileiro.

A data do Ano Novo Chinês é variável, determinada pelo calendário chinês, que é lunissolar. Em 2023, o Ano do Coelho, foi celebrada em 22 de janeiro. As festividades se estenderam até o Festival das Lanternas, em 5 de fevereiro.

A autoria do projeto é do vereador João Morales, que preside a Câmara. Na justificativa, ele reforça que o Ano Novo Chinês é “uma oportunidade para os imigrantes chineses que residem no Brasil mostrarem suas raízes e sua cultura ao povo que os acolheu, partilhando a sua alegria com diversas comunidades que integram este grande país. É também uma oportunidade para as comunidades estrangeiras estreitarem os laços entre eles, promovendo o diálogo intercultural, a convivência e a integração”.

Thomas Law, presidente do Ibrachina destacou a importância da aprovação do projeto de lei. “A inclusão do Ano Novo Chinês no calendário oficial de Foz do Iguaçu marca o aprofundamento das relações bilaterais. Brasil e China tem uma relação consolidada comercialmente e, mais do que isso, uma relação de amizade dos dois povos”.

Durante a sessão plenária, foi exibido um vídeo produzido pelo Ibrachina mostrando as comemorações do Festival das Lanternas naquela cidade nos dias 4 e 5 de fevereiro. Representantes da comunidade chinesa de Foz do Iguaçu estavam presentes na Câmara Municipal durante a votação.

 

A primeira edição das festividades do Ano Novo Chinês em Foz do Iguaçu foi celebrada em 2020 e organizada pela Embaixada da China no Brasil. Este ano, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, em parceria com a embaixada chinesa organizaram os eventos alusivos ao Ano Novo Chinês no município paranaense. A realização foi do Ibrachina e o Chinese Bridge Club in São Paulo.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezesseis + onze =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist