Centro Histórico da Cidade de São Paulo, 02 de novembro de 2026.
Leitura Rápida — 1 Minuto
- Quem era: Nathalia Gadelha Filgueiras, 20 anos, copilota, de família brasileira.
- O acidente: um Learjet 60 caiu no domingo (1º) em Greenacres, no condado de Palm Beach, na Flórida.
- Vítimas: as nove pessoas a bordo morreram, entre elas duas crianças pequenas.
- Rota: o jato saiu de Austin, no Texas, e seguia para as Bahamas.
- Investigação: segundo a NTSB, há indícios de que o avião se desintegrava antes do impacto. A causa ainda não foi definida.
Leitura Integral
Uma tragédia em pleno voo
Um jato particular Learjet 60 caiu no início da tarde de domingo (1º) em uma avenida de Greenacres, área residencial do condado de Palm Beach, na Flórida, nos Estados Unidos. Todas as nove pessoas a bordo morreram. Na cabine estava a copilota Nathalia Gadelha Filgueiras, de 20 anos, de família brasileira.
O avião havia decolado de Austin, no Texas, com destino às Bahamas. A aeronave pegou fogo ao atingir o solo, e destroços alcançaram casas da região. Cerca de 600 pessoas de uma comunidade de casas móveis próxima foram retiradas do local, segundo autoridades do condado.
Os últimos minutos
A tripulação relatou turbulência e formação de gelo e declarou emergência. Na última comunicação registrada, a cabine informou: “Estamos sem tempo”.
Segundo o padrasto de Nathalia, Thiago Cortelet, em relato ao jornal New York Post, ela mandou uma mensagem ao namorado cerca de dez minutos antes da queda, falando em turbulência e gelo. A informação é da família e não foi confirmada de forma independente.
O sonho que começou em casa
Nathalia aprendeu a gostar de aviação com o pai, Allan Filgueiras, que começou a voar por lazer em 2018. Ela iniciou o curso teórico em 2020, ainda adolescente, e tirou a licença de piloto privado em 2023, aos 17 anos, antes mesmo da carteira de motorista, segundo a emissora CBS12, que a entrevistou na época. Estudou na West Boca Raton High School, na Flórida.
Ao canal NBC6, o pai confirmou a identidade da filha e disse que a família é brasileira. A irmã, Giulia, afirmou que voar era a maior paixão de Nathalia.
Quem mais estava a bordo
Também morreram o comandante Jeff Gregory e o empresário de tecnologia Adam Robinson, de Austin, com a esposa, Helen Sharp, e os dois filhos pequenos do casal. As outras vítimas identificadas são a babá da família e duas amigas do casal.
O que dizem os investigadores
A NTSB, agência americana que investiga acidentes de transporte, lidera o caso, com apoio da FAA, a autoridade de aviação do país. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (2), o investigador Tom Chapman disse que há “alguma indicação” de que a aeronave estava se desintegrando antes do impacto, e que partes dela podem ser encontradas a alguma distância do local da queda.
O mau tempo é uma das linhas de apuração, mas nenhuma causa foi estabelecida até agora.
O Jornal25News continuará acompanhando o caso.
Apoio Cultural:

Jornal25News – Independente (igual a você)
A voz que não se cala. A notícia que não se vende.
25NEWS — Jornalismo com Responsabilidade Social
www.jornal25news.com.br | YouTube 25NEWS-BRAZIL: youtube.com/@Jornal25News | X: @mariomarcovicc1



