quarta-feira, 28 outubro, 2026
  • Início
    • Anuncie
    • Sobre Nós
    • Fale Conosco
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Brasil
  • Polícia
  • Edições Impressas
Nenhum Resultado
View All Result
  • Início
    • Anuncie
    • Sobre Nós
    • Fale Conosco
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Brasil
  • Polícia
  • Edições Impressas
Nenhum Resultado
View All Result
25NEWS – Jornal do Centro de SP
Nenhum Resultado
View All Result

A Crítica Devastadora de Alfredo Attié, professor de direito e desembargador do TJSP, ao Projeto Derrite Contra o Crime Organizado

O professor de direito e desembargador Alfredo Attié teceu uma crítica contundente e detalhada ao projeto substitutivo da Lei Antifacção apresentado pelo deputado Guilherme Derrite;

25news por 25news
18 de novembro de 2025
em Brasil, Cidadania, Direito, Justiça
A A
0
A Crítica Devastadora de Alfredo Attié, professor de direito e desembargador do TJSP, ao Projeto Derrite Contra o Crime Organizado
CompartilharPostar no XCompartilhar

A Crítica Devastadora de Alfredo Attié, professor de direito e Desembargador do TJSP, ao Projeto Derrite Contra o Crime Organizado

 

Por Mário Marcovicchio

Centro histórico da Cidade de SP, 18.11.25

 

O professor de direito e desembargador Alfredo Attié teceu uma crítica contundente e detalhada ao projeto substitutivo da Lei Antifacção apresentado pelo deputado Guilherme Derrite, classificando-o como um desastre jurídico com a clara intenção de desorganizar o combate federal ao crime organizado.

Em sua análise, Attié destacou que a proposta em tramitação no Congresso não apenas carece de técnica jurídica, mas também representa um atentado contra a Constituição e a soberania nacional.


1. Desastre Jurídico e Confusão com Antiterrorismo

 

Attié não poupou adjetivos ao descrever o substitutivo de Derrite, que já estava em suas primeiras versões à época da entrevista. O jurista afirmou que, do ponto de vista jurídico, o projeto é um “desastre,” um “absurdo” que “seria reprovado do primeiro ao quinto ano numa faculdade de direito”

A principal falha técnica apontada é a confusão proposital entre a luta contra organizações criminosas e a Lei Antiterrorismo

  • Assimilação Inconstitucional: Derrite insistiu na retórica de aplicar as penas dos crimes de terrorismo às leis contra facções criminosas. Attié categoriza isso como um “atentado contra a Constituição e contra a soberania brasileira”

  • Lei Autônoma: O projeto busca ser uma “lei autônoma,” quando, na verdade, deveria aperfeiçoar e alterar a Lei de Organizações Criminosas de 2013


2. Esvaziamento da Coordenação Federal e da PF

 

O cerne da crítica de Alfredo Attié reside na percepção de que a intenção clara do projeto é “retirar a capacidade de uma luta de um combate efetivamente racional e coordenado nacional contra o crime organizado”

O combate a facções, que são organizações nacionais e transnacionais, exige coordenação do Governo Federal, uma obrigação constitucional. O projeto de Derrite, no entanto, buscou minar essa estrutura:

  • Restrição à Polícia Federal (PF): Inicialmente, a proposta tentou restringir a atuação da PF, subordinando-a a um chamado dos governadores, o que foi classificado como uma “inconstitucionalidade absoluta”

  • Silenciamento Estratégico: Mesmo após mudanças, a proposta mais recente silenciou a propósito da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF), órgãos cruciais para a investigação, o que Attié considera “muito grave”

  • Ataque ao Financiamento: Em um desenvolvimento noticiado durante o debate, Attié reagiu à quarta versão do projeto, que tentava “esvaziar a Polícia Federal”  ao pedir a mudança no sistema de financiamento, retirando fundos federais que subvencionam atividades essenciais como inteligência e combate a crimes transnacionais

Segundo o professor, essa tentativa de fragmentar a luta contra o crime e subordinar a atuação federal serve para acabar com o trabalho importante que a PF tem desenvolvido, que culminou, inclusive, na incriminação de “parceiros políticos” dos opositores [0m31s16].


3. Disputa Eleitoral e Inércia Política

 

Attié contextualizou o debate para além da técnica jurídica, enxergando-o como uma disputa política e eleitoral da extrema-direita contra o governo democrático.

  • Embargo Político: O movimento de governadores de direita, que tentam criar um “consórcio inconstitucional” sobre segurança, e o de deputados não têm “nenhuma justificativa lógica, racional, jurídica nem política”  É, sobretudo, uma “disputa eleitoral,” um “embargo a projetos públicos que são obrigatórios”

  • Violência Sem Solução: O jurista lembrou que as ações violentas conduzidas pelo relator enquanto Secretário de Segurança em São Paulo não resolveram o problema da criminalidade, mas apenas “alimentaram ainda mais a violência” A política desses governadores nunca deu certo

  • Discurso de Vingança: O uso da segurança tem como objetivo “mentorontar a população e eleger pessoas que não têm projeto nenhum”  alimentando um “certo instinto de vingança” da sociedade  e o discurso eleitoral de que é preciso “atirarem, matem” para solucionar o problema .

Em contraste, Attié defende que o projeto original do Governo Federal, preparado em seis meses com a consulta de várias instituições, era eficiente e estabelecia meios de investigação e aumento de penas de acordo com a hierarquia das organizações criminosas

A conclusão do jurista é a de que é preciso “tentar recuperar” o projeto original do governo para garantir a eficiência no combate às facções e proteger a população, estabelecendo uma coordenação federal para uma segurança pública cidadã

Você pode assistir à crítica completa neste vídeo: A crítica devastadora de Alfredo Attié contra o projeto de Derrite contra o crime organizado

 

VEJA TAMBÉM

CRIME NA ACADEMIA: HOMEM É FILMADO SE MASTURBANDO
Cidade

CRIME NA ACADEMIA: HOMEM É FILMADO SE MASTURBANDO

Presidente do PT sinaliza colocar militâncias nas ruas   se as eleições de Lula não forem reconhecidas por Trump e Flávio
Brasil

Presidente do PT sinaliza colocar militâncias nas ruas se as eleições de Lula não forem reconhecidas por Trump e Flávio

PUFE MILIONÁRIO: POLÍCIA APREENDE FORTUNA DE DELEGADA
Justiça

PUFE MILIONÁRIO: POLÍCIA APREENDE FORTUNA DE DELEGADA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

  • Animais de Estimação
  • Arte
  • Automóveis
  • Bitcoin
  • Brasil
  • Celebridade
  • Cidadania
  • Cidade
  • Criptoativos
  • Culinária
  • Cultura
  • Direito
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Edições impressas do Jornal 25 News
  • Editorial
  • Educação
  • ELEIÇÃO 2024
  • Empreendedorismo
  • Esporte
  • Estatística
  • Fé
  • Futebol com Pedro Valentini
  • Gastronomia
  • Geração 60+
  • Internacional
  • Internet
  • Justiça
  • Negócios e Oportunidades
  • Notícias do Parlamento
  • Personalidade
  • Pet
  • PET friendly
  • Polícia
  • Política
  • Saúde
  • Saúde Emocional
  • Segurança
  • Semeador
  • Shows
  • Streaming, Filmes e Séries
  • Tecnologia
  • Tempo
  • Trabalho
  • Transporte público
  • Turismo
  • Veículos
  • Sobre Nós
  • Anuncie
  • Fale Conosco

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

Nenhum Resultado
View All Result
  • Início
    • Anuncie
    • Sobre Nós
    • Fale Conosco
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Brasil
  • Polícia
  • Edições Impressas

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas