LINHA 17-OURO INAUGURA ESTAÇÃO WASHINGTON LUÍS E PASSA A TER TRAJETO EM “Y”
Monotrilho que atende o Aeroporto de Congonhas amplia horário nesta quarta-feira, mas ainda funciona em fase de testes
Centro Histórico da
Cidade de São Paulo, terça-feira, 30 de junho de 2026
Por Jornal25News
LEITURA RÁPIDA — 1 MINUTO
O monotrilho da Linha 17-Ouro ganha nesta terça-feira, 30 de junho, sua oitava estação. A unidade Washington Luís era a única prevista no projeto inicial que ainda não havia sido entregue.
A linha liga a Estação Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, e continua funcionando parcialmente, em fase de testes.
A partir desta quarta-feira, 1º de julho, o horário será ampliado. O monotrilho passará a operar das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Por enquanto, não haverá funcionamento aos sábados, domingos e feriados.
Com a abertura da Estação Washington Luís, a Linha 17-Ouro passa a ter o primeiro trajeto em formato de “Y” do sistema metroviário paulista. Depois da Estação Brooklin Paulista, o percurso será dividido entre dois destinos: Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.
Durante a fase de testes, quem quiser chegar à nova estação deverá desembarcar na Brooklin Paulista e trocar de trem. Uma composição exclusiva realizará o trecho entre Brooklin Paulista e Washington Luís.
A previsão do governo estadual é que a operação plena seja iniciada em outubro. Quando isso acontecer, os passageiros não deverão mais precisar trocar de trem.
LEITURA INTEGRAL
LINHA 17-OURO COMPLETA PRIMEIRA FASE COM NOVA ESTAÇÃO
O monotrilho da Linha 17-Ouro, que conecta o sistema metroferroviário ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, passa a contar nesta terça-feira, 30 de junho, com sua oitava estação.
A Estação Washington Luís era a única unidade prevista para essa primeira etapa do projeto que ainda não havia sido entregue à população.
O ramal começou a transportar passageiros no final de março, mas permanece em operação parcial e controlada. O funcionamento ainda faz parte do período de testes, ajustes técnicos, treinamento de equipes e avaliação dos equipamentos.
A operação comercial plena está prevista para começar em outubro.
HORÁRIO SERÁ AMPLIADO
A partir de quarta-feira, 1º de julho, o horário de funcionamento da Linha 17-Ouro será ampliado.
Os trens passarão a circular das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Até então, a linha funcionava durante um período menor do dia.
Por enquanto, o monotrilho continuará fechado aos sábados, domingos e feriados.
A ampliação gradual do horário faz parte do processo de testes realizado antes da entrada definitiva da linha no sistema regular de transporte público da cidade.
PRIMEIRA LINHA COM TRAJETO EM “Y”
Com a inauguração da Estação Washington Luís, a Linha 17-Ouro passa a ser a primeira linha do sistema metroviário de São Paulo com um trajeto em formato de “Y”.
A bifurcação acontece depois da Estação Brooklin Paulista.
A partir desse ponto, os trens poderão seguir para dois destinos diferentes: o Aeroporto de Congonhas ou a Estação Washington Luís.
Na fase inicial, entretanto, o sistema ainda não funcionará de maneira totalmente integrada.
PASSAGEIRO PRECISARÁ TROCAR DE TREM
Durante o período de testes, os passageiros que desejarem chegar à Estação Washington Luís precisarão desembarcar na Estação Brooklin Paulista e realizar uma troca de composição.
Um trem exclusivo fará o percurso entre Brooklin Paulista e Washington Luís.
Enquanto isso, as composições principais continuarão realizando o trajeto entre Morumbi e Aeroporto de Congonhas, passando pelas demais estações da linha, mas sem entrar no ramal da Washington Luís.
O passageiro que iniciar sua viagem na Estação Washington Luís também precisará seguir até Brooklin Paulista, desembarcar e trocar de trem.
Depois da transferência, poderá escolher entre seguir no sentido Morumbi ou no sentido Aeroporto de Congonhas.
ESQUEMA DEVE MUDAR EM OUTUBRO
A necessidade de troca de trem deverá existir apenas durante a fase de testes.
Quando a Linha 17-Ouro entrar em operação plena, prevista para outubro, o governo estadual pretende adotar um sistema semelhante ao utilizado em linhas ferroviárias que possuem ramificações.
Nesse modelo, parte dos trens sairia da Estação Morumbi com destino ao Aeroporto de Congonhas, enquanto outra parte seguiria diretamente para a Estação Washington Luís.
Assim, o passageiro precisaria observar o destino indicado na composição antes de embarcar, mas não teria de trocar de trem na Estação Brooklin Paulista.
Segundo o diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Roberto Torres Rodrigues, a quantidade de trens destinada a cada ramal será definida de acordo com a procura dos passageiros.
Uma possibilidade seria a circulação de dois trens para o aeroporto a cada composição destinada à Washington Luís. Essa distribuição, porém, poderá ser modificada conforme o movimento registrado em cada trecho.
LIGAÇÃO COM O AEROPORTO DE CONGONHAS
A Linha 17-Ouro foi projetada para facilitar o acesso ao Aeroporto de Congonhas e integrar importantes regiões da zona sul ao sistema metroferroviário.
O monotrilho tem conexão com a Linha 9-Esmeralda na Estação Morumbi e atende áreas próximas às avenidas Jornalista Roberto Marinho, Washington Luís e Vereador José Diniz.
A conclusão da primeira etapa representa um avanço para uma obra marcada por sucessivos atrasos, paralisações e alterações de cronograma.
O próximo desafio será concluir os testes, ampliar progressivamente os horários e garantir uma operação regular, segura e integrada para os passageiros.
OLHAR 360º — MÁRIO MARCOVICCHIO
A entrega da Estação Washington Luís completa uma etapa importante da Linha 17-Ouro, mas a população ainda espera a operação plena do monotrilho.
Depois de anos de atrasos, o verdadeiro teste começa agora: transformar uma obra aguardada há tanto tempo em um transporte público eficiente, confiável e permanente.
APOIO INSTITUCIONAL
Ibrachina – Instituto Sociocultural Brasil-China
APECC – Associação Paulista de Empreendedores
Shopping Circuito das Compras – O Maior Shopping Popular do Brasil
Calabria – Oportunidades de Negócios
Advocacia Marcovicchio
Lit Digital
REDES SOCIAIS
Quer saber tudo em tempo real?
Curta nossa página no Facebook, acompanhe o Jornal25News no Instagram e no X e inscreva-se no Canal 25NEWS-BRAZIL.
Site: jornal25news.com.br
Jornal25News – Independente, igual a você.
A voz que não se cala. A notícia que não se vende.






















































