“Brasil e China: Uma parceria além do comércio”. Thomas Law participa do evento na Câmara dos Deputados em Brasília – 25 NEWS
quinta-feira, 27 janeiro, 2022

“Brasil e China: Uma parceria além do comércio”. Thomas Law participa do evento na Câmara dos Deputados em Brasília

 

Nesta terça-feira (14), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, ocorreu o evento “Brasil e China: Uma parceria além do comércio”. A iniciativa foi realizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio Internacional e do Investimento (FrenComex) e pelo Comitê de Crise do Covid-19 do Congresso, em parceria com o Instituto SocioCultural Brasil-China (Ibrachina).

Na mesa de honra estavam os deputados federais Evair de Melo (PP/ES), anfitrião do evento, Ricardo Barros (PP/PR) e a deputada federal Clarisse Garotinho (PROS/RJ). Também estavam os senadores Izalci Lucas (PSDB/DF) e Nelsinho Trad (PSD/MS), além do general Luiz Ramos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Representando a sociedade civil, estavam Thomas Law, presidente do Ibrachina, e Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI, e João Martins, vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA),

O ministro Jin HongJun, representando a embaixada da China no Brasil, participou virtualmente lendo a carta redigida pelo embaixador Yang Wanming, destacando o compromisso do governo chinês de estar ao lado do governo brasileiro no combate ao novo coronavírus.

Durante a cerimônia, foi formalizado, no âmbito do Congresso Nacional, o anúncio das comemorações do Ano Novo Chinês com o Selo Comemorativo desenvolvido pelos Correios, além do lançamento do calendário dos eventos sino-brasileiro. Também foi apresentada a Medalha Ibrachina, uma honraria que tem como objetivo reconhecer a importância do imigrante chinês e o intercâmbio cultural e comercial entre Brasil e China.

Evair de Melo, presidente da FrenComex e vice-líder do governo, destacou que o apoio da China foi fundamental, tanto no início da crise sanitária, com a doação de EPIs quando os produtos estavam escassos no Brasil, passando pelos IFAs e vacinas, que possibilitaram ao Brasil combater de maneira mais eficaz o novo coronavírus.

Thomas Law, que também é vice-presidente do conselho consultivo do Comitê de Crise do Convid-19 do Congresso, destacou a importância do trabalho em conjunto de Brasil e China, num momento de dificuldade, mostrando que os laços de amizade entre os países são profundos. “Ficamos felizes pela oportunidade de unir as autoridades e a sociedade civil organizada, empresários e o sistema OAB. Sem esquecer do apoio fundamental da Embaixada da China, que nos acompanhou o tempo todo”, assegurou

Na ocasião, Thomas Law e Evair de Melo também receberam a Medalha Juscelino Kubitschek.

Destaque para a colaboração bilateral

Em sua fala, o general Ramos enfatizou que “não existe futuro nas relações exteriores do Brasil sem a participação da China, em todas as áreas. Todos os IFAs que precisamos, a China enviou. A importância da China é primordial para o progresso e o futuro da nossa nação”.

Parte do evento constitui-se da outorga da Moção Honrosa de Gratidão e Reconhecimento Nacional e o Mérito Sino-brasileiro de Responsabilidade Social e Humanitária, juntamente com a Medalha Ibrachina.

Foram homenageadas 12 províncias e 15 cidades da China, além de 12 organizações hospitalares e 30 empresas chinesas que contribuíram com o Brasil em diferentes momentos da crise sanitária que perdura há dois anos.

Foram destacadas as doações feitas por esses órgãos públicos e empresa privadas de equipamentos médico-hospitalares, oxigênio, alimentos e quantias em dinheiro para diferentes regiões brasileiras desde o início da pandemia.

Além disso, muitos profissionais médicos e representantes do governo chinês realizaram videoconferências para que houvesse uma troca de experiências e compartilhamento de estratégias no combate ao covid-19.

No mesmo sentido, destacou-se a atuação de diversos órgãos públicos, como a secretaria de governo, a FAB e a Anvisa, fundamentais para que as remessas de bens vindos da China pudessem ajudar a salvar vidas nos momentos mais difíceis da crise sanitária.

Assista na íntegra:

COMPARTILHA

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
lateral 1 frango com polenta - verde 360 x 250 pixels
lateral 3 Banner cardápios Lit

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist