Centro Urgente: Com obras aceleradas, Viaduto Santa Ifigênia vai recuperar sua arquitetura original
Com investimento de R$ 6,7 milhões, essa é a maior intervenção já realizada no local, necessária após a Prefeitura de São Paulo constatar problemas de segurança como a deterioração da estrutura, fissuras, infiltrações e corrosão nas armaduras metálicas.
A obra está autorizada pelos órgãos municipais de proteção ao patrimônio (Conpresp e DPH) e vai preservar as características originais do viaduto, como as tradicionais pastilhas, além de recuperar elementos arquitetônicos descaracterizados. Os trabalhos devem ser concluídos no próximo mês de agosto.
O prefeito ressaltou que estão sendo tomando todos os cuidados para a preservação deste patrimônio e que a Prefeitura de São Paulo encomendou pastilhas personalizadas idênticas às atuais em uma fábrica localizada no município de Tambaú, devido à indisponibilidade no mercado das pastilhas no tamanho original de 2 cm x 2 cm. Serão substituídos cerca de 3.300 m2 de piso.
As intervenções fazem parte do maior Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da história da cidade. Estão incluídos serviços de reparos rasos e profundos, tratamento de fissuras, recuperação de juntas de dilatação, pintura com verniz antipichação, pintura de estruturas metálicas, proteção de guarda-corpos, recuperação de aparelhos de apoio metálicos e melhorias no sistema de drenagem.
Também será realizada a impermeabilização e reconstrução da laje, que apresenta infiltrações que causam danos estruturais e comprometem a segurança da via, além da recolocação das tradicionais pastilhas que compõem o piso.
De estilo art nouveau, o Viaduto Santa Ifigênia teve sua estrutura trazida da Bélgica e foi inaugurado em 26 de julho de 1913. É um dos mais famosos cartões-postais da cidade, por ligar dois pontos históricos: Largo São Bento e a Igreja de Santa Ifigênia, e permitir a travessia sobre o Vale do Anhangabaú e a Avenida Prestes Maia.