Cidade SP: Banco de dados reúne informações de mais de 3,5 milhões de imóveis da cidade – 25 NEWS
quarta-feira, 19 junho, 2024

Cidade SP: Banco de dados reúne informações de mais de 3,5 milhões de imóveis da cidade

Cidadão pode consultar, pela internet, se o imóvel está regular e solicitar documentos para aprovação de reformas

Banco de dados reúne informações de mais de 3,5 milhões de imóveis da cidade

Cidadão pode consultar, pela internet, se o imóvel está regular e solicitar documentos para aprovação de reformas

A Prefeitura de São Paulo possui um banco de dados com informações sobre os 3,5 milhões de imóveis da cidade. É o Cadastro de Edificações (CEDI), um sistema instituído pela Lei nº 8.382, de 1976, que oferece ao cidadão a possibilidade de saber se o seu imóvel está regular junto ao Município.

O CEDI pode ser acessado de forma online e gratuita. O sistema traz a situação de cada imóvel da cidade, com informações sobre regularidades e irregularidades apresentadas ao longo do tempo. Além da consulta online, o sistema pode ser usado para a emissão de três documentos: Certificado de Regularidade de EdificaçãoHistórico da Edificação e Notificação de Irregularidade da Edificação (nestes casos, há cobrança de taxa para a documentação ser emitida).

 

Regularidade de Edificações
Certificado de Regularidade de Edificação é um documento equivalente ao Certificado de Conclusão (Habite-se). Ele comprova a regularidade do imóvel com relação à fiscalização municipal, Cartório de Registro de Imóveis e até ao INSS. Por meio do Certificado, o cidadão pode solicitar a Licença de Funcionamento para a Subprefeitura Local e pleitear a reforma do imóvel junto à Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).

Já a Notificação de Irregularidade da Edificação é um documento que comprova a irregularidade do imóvel quanto à legislação urbanística.

Com esses documentos o dono de um imóvel regular pode adquirir financiamento imobiliário, realizar inventários, testamentos, vender, transferir e alugar com segurança.

 

Histórico da Edificação
No Histórico da Edificação, o munícipe pode verificar as alterações que a edificação sofreu em relação à área construída desde 1976 (data de início do CEDI) e se elas foram autorizadas pela Prefeitura. O documento pode ser exigido, ocasionalmente, pelo Cartório de Registro de Imóveis, junto ao Certificado de Regularidade de Edificação.

 

Como consultar o CEDI?
Para verificar se o imóvel está regular ou não, clique neste link, insira o número do contribuinte (SQL) sem pontos, vírgulas ou traços e, por fim, selecione consultar. O número está disponível no carnê do IPTU.

Para solicitar os documentos relativos ao CEDI (Certificado de Regularidade de Edificação, Histórico da Edificação e Notificação de Irregularidade da Edificação) pela internet, clique aqui. São cobradas taxas para a documentação ser emitida.

 

Meu imóvel está irregular. E agora?
Um imóvel pode estar irregular por diversos motivos. O proprietário pode não ter apresentado o Certificado de Conclusão (Habite-se) para uma área construída, ter realizado uma obra que não está de acordo com o Certificado de Conclusão emitido pela Prefeitura ou teve o documento cassado ou cancelado.

O cidadão deve solicitar a regularização para a Prefeitura. Para desburocratizar e simplificar a vida da população, a Prefeitura aprovou a Lei nº 17.202/2019. Ela tem como alvo as edificações construídas até 31 de julho de 2014, com condições adequadas de segurança, acessibilidade e higiene, e que estejam irregulares segundo as normas edilícias municipais. Para mais informações, acesse o site Meu Imóvel Regular

Os proprietários de imóveis que não se enquadram na Lei de Regularização de Edificações também podem pedir a regularização. O processo é analisado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI)  

Para dúvidas sobre a legislação, entre em contato com a Sala Arthur Saboya pelos telefones (11) 3243-1103 ou 3243-1104, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

 

Fale com o CEDI
Para entrar em contato com a equipe responsável pelo CEDI, encaminhe um e-mail para cedi@prefeitura.sp.gov.br ou ligue para 3113-7880.

VEJA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × quatro =

lateral 2 Banner Precisando divulgar? LIT
pace il mondo

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist